terça-feira, 29 de janeiro de 2008

CONDE DE PORTO ALEGRE

"MANOEL MARQUES DE SOUZA (CONDE DE PORTO ALEGRE) - Era filho do BRIGADEIRO MANOEL MARQUES DE SOUZA e neto do TENENTE GENERAL MANOEL MARQUES DE SOUZA. O avô nascido em 27 de fevereiro de 1743 na freguesia de Jesus Maria José do Rio Grande de São Pedro. O pai nasceu na vila do Rio Grande no ano de 1780. E o Conde de Porto Alegre nasceu na vila do Rio Grande a 13 de junho de 1804. Com 13 anos de idade apenas, assentou praça no primeiro regimento de cavalaria da extinta divisão de voluntários reais, no dia 20 de janeiro de 1818. Fez as campanhas que tiveram lugar desde 1825 até 1828.Tomou parte nas campanhas do Uruguai e Paraguai, onde comandou a 1ª Divisão do Exército que bateu as forças do tirano Rosas, na memorável batalha de Monte Caseros. Em 1852, foi promovido ao posto de Marechal de Campo e agraciado com o título de Barão de Porto Alegre."
FONTE: Aspectos Gerais do Município de Rio Grande. ( Fortunato Pimentel )

Minha descendência:

Os avós, até o Conde:

Maria Manoela da Gama Marques - Augusto Alvares da Cunha (trisavós)

Augusto Marques Alvares da Cunha - Celina Shiling da Cunha (bisavós)

Domingos Jose Alvares da Cunha - Iris Nelida Fernandez da Cunha (Beba) (avós)

Anibal Fernandez Alvares da Cunha - Nara Terezinha da Cunha (pais)

Graciela Leães Alvares da Cunha e Anibal Leães Alvares da Cunha (eu e meu irmão)

Minha Filha: Carolina Alvares da Cunha Meirelles

Meus Netos: João Victor Alvares da Cunha Meirelles Unikowisk e Anna Victória Alvares da Cunha Pacheco

Meus Sobrinhos: Anibal Martins Alvares da Cunha, Breno Fabres Alvares da Cunha e Anyelle Fabres Alvares da Cunha.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Graci, meu nome é Vania e sou do Rio de Janeiro. Estava pesquisando sobre o Conde de Porto alegre quando achei o seu blog. O nom domeu avô era Manoel Marques de Souza e da minha mãe é Wanda Marques dos Santos. Desde que sou criança ouço as histórias do Conde de Poto alegre que teria sido bisavô do meu avô. Acho que somos parentes. Gostaria de te conheer.bjs.

Graciela Leães Alvares da Cunha disse...

Querida Prima!!
Que pena que vc não deixou e-mail..precisamos conversar...nos conhecer..caso tiver orkut procure-me...Graciela Cunha.... ou me passe o seu e-mail..bjocas

mimi aragón disse...

oi, graciela! sou neta da irmã do teu avô domingos - a milinha -, filha da tua prima léa aragón, e irmã da carolina, que está na tua lista do orkut.

navegando pela web, encontrei teu blog e este post sobre o conde de porto alegre, nosso antepassado.

tentei te mandar uma mensagem pelo orkut, mas não consegui. então, faço contato por aqui e ficaria muito feliz por estreitarmos nossos laços familiares.

beijos!

mimi

Anônimo disse...

Olá Graci!

Eu não tenho nenhum parentesco próximo a ti, mas, como a Vania, estou pesquisando sobre o Conde de Porto Alegre, e na busca encontrei o teu blog. Me interesso pela biografia dele não pelo busto militar que ele foi (ainda é), mas sim pelo que ele fez por Porto Alegre durante o cerco que a cidade recebeu durante a guerra Farroupilha.
Se souberes de alguma boigrafia dele, agradeceria se puderes me indicar.

Grato pela atenção,

Rodrigo Moraes