sexta-feira, 13 de junho de 2008

A Despedida do Amor



Existem duas dores de amor:
A primeira é quando a relação termina e a gente, seguindo amando, tem que se acostumar com a ausência do outro, com a sensação de perda, de rejeição e com a falta de perspectiva, já que ainda estamos tão embrulhados na dor que não conseguimos ver luz no fim do túnel.
A segunda dor é quando começamos a vislumbrar a luz no fim do túnel.
A mais dilacerante é a dor física da falta de beijos e abraços, a dor de virar desimportante para o ser amado. Mas, quando esta dor passa, começamos um outro ritual de despedida: a dor de abandonar o amor que sentíamos. A dor de esvaziar o coração, de remover a saudade, de ficar livre, sem sentimento especial por aquela pessoa. Dói também...
Na verdade, ficamos apegados ao amor tanto quanto à pessoa que o gerou. Muitas pessoas reclamam por não conseguir se desprender de alguém. É que, sem se darem conta, não querem se desprender. Aquele amor, mesmo não retribuído, tornou-se um souvenir, lembrança de uma época bonita que foi vivida... Passou a ser um bem de valor inestimável, é uma sensação à qual a gente se apega. Faz parte de nós. Queremos, lógicamente, voltar a ser alegres e disponíveis, mas para isso é preciso abrir mão de algo que nos foi caro por muito tempo, que de certa maneira entranhou-se na gente, e que só com muito esforço é possível alforriar.
É uma dor mais amena, quase imperceptível. Talvez, por isso, costuma durar mais do que a 'dor-de-cotovelo' propriamente dita. É uma dor que nos confunde. Parece ser aquela mesma dor primeira, mas já é outra. A pessoa que nos deixou já não nos interessa mais, mas interessa o amor que sentíamos por ela, aquele amor que nos justificava como seres humanos, que nos colocava dentro das estatísticas: "Eu amo, logo existo".
Despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo. É o arremate de uma história que terminou, externamente, sem nossa concordância, mas que precisa também sair de dentro da gente...
E só então a gente poderá amar, de novo.
(Martha Medeiros)

Sempre quis um amor


Sempre quis um amor
que vivesse a felicidade
sem reclamar dela ou disso.
Sempre quis um amor não omisso
e que suas estórias me contasse.
Ah, eu sempre quis um amor que amasse.
(Elisa Lucinda)

De cara lavada - 177


De cara lavada - 177
hoje me desfiz dos meus bens
vendi o sofá cujo tecido desenhei
e a mesa de jantar onde fizemos planos
o quadro que fica atrás do bar
rifei junto com algumas quinquilharias
da época em que nos juntamos
a tevê e o aparelho de som
foram adquiridos pela vizinha
testemunha do quanto erramos
a cama doei para um asilo
sem olhar pra trás e lembrar
do que ali inventamos
aquele cinzeiro de cobre
foi de brinde com os cristais
e as plantas que não regamos
coube tudo num caminhão de mudança
até a dor que não soubemos curar
mas que um dia vamos
(Marta Medeiros)

Tadany


Princesita

És uma luz que irradia brilhos incessantes
Que tem um jeito simples e profundo
Sua mente é irrequieta e impressionante
És parte da magna incandescente gerada pelo mundo

Seus olhos distantes enxergam muito perto
Suas curvas delineadas enquadram a sexualidade
Navegar em sua pele macia é como flutuar no mar aberto
Onde o movimento nunca para e desperta a felicidade

Seus toques trazem consigo um sentimento e uma magia
Suas palavras carregam profundeza e verdade
Sua paixão esquenta a noite fria
E o que desejo é que esta alegria nunca acabe.
(Tadany)

Aceitar e Renovar




Aceitar e Renovar

Aceitarás a dificuldade, não por fardo de aflição que te arrase as energias, mas por ensinamento que te habilite à mais ampla aquisição de experiência.
Não te rebelarás contra a enfermidade...
Saberás, no entanto, afastá-la com os recursos curativos de que disponhas, imitando o devotamento do lavrador que protege a enxada em cuja cooperação encontra o pão de cada dia.
Entenderás os seres amados que te apresentem lamentáveis quadros de provação, tolerando-lhe, com serenidade, até mesmo as injúrias...
Ainda que seja à distância, porém, não só farás o possível para desculpá-los, como também te empenharás a auxiliá-los na melhoria do espírito.
Suportarás a preterição e o menosprezo nas áreas da atividade profissional...
Não renunciarás, contudo, ao dever de aprimorar-te, a fim de ser mais útil à comunidade à qual te vinculas.
Até mesmo em nós próprios, admitiremos certas falhas de extinção difícil, chegando a medir com sinceridade, a extensão de nossas deficiências...
Mas prosseguiremos, fazendo o melhor de nós, até que nos sintamos curados das imperfeições que nos caracterizem, com o esmeril do trabalho, ao calor da responsabilidade constante.
Paciência é compreensão.
Compreensão é luz de amor.
Aceitemos os obstáculos por testes de resistência, e as provas por lições... Entretanto, saibamos acolhê-los, agindo sempre por superá-los na expansão do bem, de vez que estamos todos na forja da luta evolutiva, com a certeza de que degraus para cima é que configuram a estrada de elevação.
Autor Emmanuel / Médium Francisco Cândido Xavier Livro: " Buscas e Acharás" - EDIÇÃO IDEAL

Paz e Luz
Graciela

Tere Penhabe


Anjo
Eu tinha me esquecido
por um momento apenas
como você é lindo
quase me lembra um anjo...
O seu olhar penetra
tatuando nossa alma
marca profundamente
sua aparência calma.
Como se fosse um deus
muito mais do que um anjo
que determina a verdade
que faz de nós, seus arcanjos.
Esse seu sorriso quente
arde como labareda
chegando dentro da gente
como se fosse de seda.
E nesse toque suave
impossível ignorar
ele é quase uma carícia
faz parte do verbo amar.
Se você foi esquecido
na estatística de Deus
não tenha medo, querido
sempre estará entre os Seus!
(Tere Penhabe)

A LINGUIÇA



À medida que envelheço e convivo com outras, valorizo mais ainda as mulheres que estão acima dos 30. Elas não se importam com o que você pensa, mas se dispõem de coração se você tiver a intenção de conversar.
Se ela não quer assistir ao jogo de futebol na tv, não fica à sua volta resmungando, pirraçando... Vai fazer alguma coisa que queira fazer... E geralmente é alguma coisa bem mais interessante.
Ela se conhece o suficiente para saber quem é, o que e quem quer. Elas definitivamente não ficam com quem não confiam. Mulheres se tornam psicanalistas quando envelhecem. Você nunca precisa confessar seus pecados... Elas sempre sabem... Ficam lindas quando usam batom vermelho. O mesmo não acontece com mulheres mais jovens... Por que será, hein?? Mulheres mais velhas são diretas e honestas. Elas te dirão na cara se você for um idiota, caso esteja agindo como um!
Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela. Basta agir como homem e o resto deixe que ela faça... Sim, nós admiramos as mulheres com mais de 30 anos!
Infelizmente isto não é recíproco, pois prá cada mulher com mais de 30 anos, estonteante, bonita, bem apanhada, sexy e resolvida, há um homem com mais de 30, careca, pançudo em bermudões amarelos, bancando o bobo para uma garota de 19 anos...
Senhoras, eu peço desculpas por eles: não sabem o que fazem!
Para todos os homens que dizem: 'Porque comprar a vaca, se você pode beber o leite de graça?', aqui está a novidade para vocês: Hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento e sabem por quê?
Porque ' as mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma lingüiça!' Nada mais justo!
(Por Arnaldo Jabor)

Abrigo Seguro



Abrigo Seguro
Diante de quaisquer provação da vida; quando tudo te pareça incompreensão, barrando-te os passos; se as circunstâncias do mundo te arrebatarem a presença de criaturas queridas; no momento em que todos os recursos se te afigurem extintos; perante os sofrimentos que te alcancem os seres amados; ou à frente de inibições orgânicas que julgues irreversíveis, ilhando-te nos problemas da enfermidade; não desanimes.
Pensa em Deus, refugia-te em Deus, espera por Deus e confia em Deus, porquanto, ainda mesmo quando te suponhas a sós, em meio de tribulações incontáveis, Deus está conosco e com Deus venceremos.
Autor Emmanuel / Médium Francisco Cândido Xavier(Do livro "Recados da Vida" - Edição GEEM)

Paz e Luz
Graciela

Namorados


Quem não tem namorado é alguém que tirou férias remuneradas de si mesmo. Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namoro de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, de saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia.
Paquera, gabiru, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão é fácil. Mas, namorado, mesmo, é muito difícil. Namorado não precisa ser o mais bonito, mas aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio e quase desmaia pedindo proteção. A proteção dele não precisa ser parruda, decidida ou bandoleira: basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição. Quem não tem namorado, não é que não tem um amor: é quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem pretendentes, dois paqueras, um envolvimento e dois amantes, mesmo assim pode não ter um namorado.
Não tem namorado quem não sabe o gosto da chuva, cinema, sessão das duas, medo do pai, sanduíche de padaria ou drible no trabalho. Não tem namorado quem transa sem carinho, quem se acaricia sem vontade de virar sorvete ou lagartixa é quem ama sem alegria.
Não tem namorado quem faz pacto de amor apenas com a infelicidade. Namorar é fazer pactos com a felicidade ainda que rápida, escondida, fugida ou impossível de durar.
Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas: de carinho escondido na hora em que passa o filme: de flor catada no muro e entregue de repente, de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico Buarque lida bem devagar, de gargalhada quando fala junto ou descobre a meia rasgada; de ânsia enorme de viajar junto para a Escócia ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo alado, tapete mágico ou foguete interplanetário. Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado, fazer cesta abraçado, fazer compra junto. Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor, nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele, abobalhados de alegria pela lucidez do amor. Não tem namorado quem não redescobre a criança própria e a do amado e sai com ela para parques, fliperamas, beira d'agua, show do Milton Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos e musical da Metro. Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos, quem não chateia com o fato de o seu bem ser paquerado. Não tem namorado quem ama sem gostar; quem gosta sem curtir; quem curte sem aprofundar. Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada ou meio-dia de sol em plena praia cheia de rivais. Não tem namorado quem ama sem se dedicar; quem namora sem brincar; quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele. Não tem namorado quem confunde solidão com ficar sozinho e em paz. Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo, e quem tem medo de ser afetivo. Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre e você vive pesando duzentos quilos de grilos e de medo, ponha a saia mais leve, aquela de chita, e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com margaridas e ternuras, e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma escovada, e coração estouvado, saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim. Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo da janela.
Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fada. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteria: Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário a fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido. Enlou-cresça.
(Carlos Drummond de Andrade)

Quero


Quero

Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto,
mesmo quando a situação não for muito alegre...

E que esse meu sorriso consiga transmitir paz
para os que estiverem ao meu redor.
Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém...
e poder ter a absoluta certeza de que
esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos,
que faço falta quando não estou por perto...

Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa,
de poder dizer a alguém o quanto ele é especial e importante pra mim.
Sem ter de me preocupar com terceiros...
Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento.
Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão...
Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades, às pessoas...

Que a vida é dela sim, e que a vida é bela sim.
E que eu sempre dei o melhor de mim ...
E que vale sempre a pena!

(Mário Quintana)

SANTO ANTÔNIO - 13 de junho




ORAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO
Ó grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua!
Vosso amor a Deus e ao próximo, vosso exemplo de vida cristã, fizeram de vós um dos maiores Santos da Igreja.
Eu vos suplico tomar sob a vossa proteção valiosa minhas ocupações, empreendimentos, e toda a minha vida.
Estou persuadido de que nenhum mal poderá atingir-me, enquanto estiver sob vossa proteção. Protegei-me e defendei-me: sou um pobre pecador.
Recomendai minhas necessidades e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus; a quem tanto amais.
Por vosso mérito, Ele aumente minha fé e caridade, console-me nos sofrimentos, livre-me de todo mal e não me deixei sucumbir na tentação.
Ó Deus poderoso, livrai-me de todo o perigo do corpo e da alma.
Auxiliado continuamente por vós, possa viver cristãmente e santamente morrer.
Amém.

quinta-feira, 12 de junho de 2008


Eu e você,
não é assim tão complicado, não é dificil perceber
Quem de nós dois
Vai dizer que é impossível, o amor acontecer ...
Sinto dizer
Que amo mesmo, tá ruim pra disfarçar
Entre nós dois
Não cabe mais nenhum segredo,
Além do que já combinamos
No vão das coisas que a gente disse
Não cabe mais sermos somente amigo ..
Você conhece o meu sorriso ...
(Lete Dias)

MARA ARAUJO



Intenso
Há um certo caos substancial, que me habita. Neste emaranhado de dia dias inúteis, que me gastam. Há uma guerra confusa, uma loucura interna que estaciona. Há uma inutilidade de palavras absurdas. Uma multiplicidade de fatos consumados que nunca levam a lugar algum. Há uma potencialidade de drama em cada gesto, alguma coisa que arrasta. Que choca com uma vontade primeira. E a este todo de mutilação, que me transforma. E me pergunto. Onde andará meus pedaços que a vida tomou? Como soltar dessas raízes internas? O que fazer desta descomposição composta?
(Mara Araujo)

POETA MINEIRO


O PODER DO BEIJO.
O Beijo é como código secreto,
Abre a obscura porta do coração,
É a codificação do sublime afeto,
Desvendando o segredo da paixão,
É como raio em brasa,
Alastra por dentro como furacão,
O corpo estremece a mente obedece,
Ao comando desta grande excitação.
Aquele beijo que me deste,
Até hoje sinto o seu sabor,
É o gosto do fruto silvestre,
Que tem o feitiço do amor.
(Autor: Poeta Mineiro)

MARIA FLOR


Dos sonhos...
As nossas mãos se entrelaçam
no silêncio de gestos conjugados
num lago de sonhos roubados.
Sinto a leveza do teu olhar
percorrendo os meus caminhos
a minha alma nua entrega-se
nas tuas mãos puras
E amam
E sentem
E transpiram
Queria dizer cantando
que viverei sempre sonhando.
(Maria Flor!)

Gustavo Drummond


PRA VOCE
Pra voce o canto
do meu coração.
O canto que canto,
em forma de oração.
É única, leve, tão rara,
Tem o peso de meu amar.
Amor que se faz canção
Para se eternizar.
Te amo porque o tempo exige,
Mesmo que o Everest deslise,
Ainda que seja tarde,
Embora minhas asas de resina,
Me impeçam de altos vôos,
Sem pressa sem alarde.
Será sempre minha doce menina
Explendor do belo, bela mulher.
Pra toda estação; para o que vier.
Te amo sómente,
Simplesmente,
Pois assim sei te amar;
Meu canto pode ecoar!...
(Gustavo Drummond)

CARLO MAGNO


DATA ENAMORADA
Nesta data enamorada
Que deixa o amor envolvente
Lembro da minha amada
Com uma paixão ardente
Este teu sorriso me induz
A uma alegria contagiante
O teu olhar me conduz
A um sentimento deslumbrante
Se meu carinho recebeste
Nesta data me empolguei
Sei que fui o mais valente
Minhas flores a ti dediquei
Por onde eu passar
Não importa, terra ou mar
Venho a ti galantear
Sei que este é meu amar
Foi em outros caminhos tantos
Que descobri este meu amor
Venho dedicar encantos
Nesta trova em teu louvor
(Carlo Magno)

PAULINO VERGETTI NETO


És tudo isso
Pérolas do céu
nuvens do mar
e o meu olhar olhando o teu olhar
sabe o que cabe em nosso amor traçado
quando a ventania passa e nos deixa um abraço
e mansa segue.
Em meu peito há um visgo forte
que me traz o viço do teu norte
para morar no viço meu.
E tu pareces-me a lua sorridente,
fria do sol, quente da gente
e alegre de tudo que amamos.
Achega-te ao meu peito pois já é hora,
e abre os braços e diz que me adora
e serei teu amante eternamente e de verdade.
(Paulino Vergetti Neto)
Publicado no Recanto das Letras em 12/06/2008
Código do texto: T1030444

Divino


“HOJE EU VENHO AQUI”
Hoje eu venho aqui
Pra te ver sorrir,
E pra desejar neste lindo dia
Pra quem namora;
A plena redenção do amor,
Que os bons momentos
Se refletem em cada flor.
E para aquelas
E aqueles como eu,
Que desde a última primavera
Nada mais aconteceu,
Que se renova no peito
As esperanças de encontrar
O seu par perfeito,
Que te traga o ar da graça,
Que te encanta num sorriso
E te laça e abraça num olhar.
Que te trás bons motivos
Pra sentir aquela vibração
Que te faz tão vivo
De corpo e alma e coração.
Que te põe aquele brilho
Nos olhos
Que te faz minar os poros,
Que te faz caminhar
Por entre as nuvens,
Que te enche de desejos
Que te cubra de beijos
Que te mostra à lindeza da lua
E a beleza das estrelas
Que iluminam a sua rua.
(Divino)
DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR.

PATY PADILHA


Procuro um namorado ajeitado
Que alimente dodo o meu desejo
Não precisa ser lindo, nem bem todado
Apenas que me ame e mê de muitos carinhos.
(Paty Padilha)

"As Fadas e seus Namoridos"


A Fada Azul
Tem um namorado caliente
Que lhe cobre de carinho
Sempre lhe enche de beijinhos
E ela fica toda arrepiadinha

Fada Ruiva
Quando o desejo a chama
Ela perde o controle rsrs
Deixa o amado louquinhoS
ó querendo carinhos rsrs

Fada Amarela
Voa livre e assanhada
Quando pousa essa danada
Beija o sapo e avoada
Deixa o príncipe na calçada!!!

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrssrsr
(Graciela da Cunha, Paty Padilha e Bernadette Moscareli)

Graciela da Cunha/Valquiria Cordeiro


“ Namorados”
N amorar sempre!
A mar, amar e amar...
M omentos de amor e ternura,
O nde encontramos toda doçura,
R ealizada por nós dois...
A mor predestinado,
D ia dos namorados esperado,
O timo pra um bom agrado...
S entimentos a flor da pele.
(Graciela da Cunha/Valquiria Cordeiro)

"Encanto das Fadas"


A Fada Azul
Tenho encantamentos no amor
Por onde passo....deixo um caminho florido
Para trazer paz e luz nos corações de cada um
Sou a paz...A luz...A ternura e o amor

Fada Amarela
fadas encanto:
Minha voz amarelada
Desafina na largada
Mas passado esse sufoco
De mansinho, pouco a pouco
Canto esse encanto de cantada
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrs

Fada Ruiva
Essa Fada é um perigo!
Lança feitiço
Com seu jeito sedutor
Deixa o rapaz todo encantado
Querendo ser seu namorado!
(Graciela da Cunha, Bernadette Moscareli e Paty Padilha)

Ginna Gaiotti


Deixa eu te amar?!
Amar do meu jeito!
De corpo...alma...coração...
Amar ao ouvir, ao falar!
Amar sem cobrar perfeição
e ir além da paixão!
Amar sem pudor, sem temor...
Esquecer o medo
e não pensar em dor!
Amar à distância,
sem preconceito,
horário...cobrança...
Esquecer o medo
e só viver de amor!
Deixa eu te amar?!
(Ginna Gaiotti)

VALQUÍRIA CORDEIRO


“Eterna namorada”
Sou sua eterna namorada,
Estou sempre ao seu lado,
Sou para você só agrados,
Pois és meu bem, meu amado.
Quando ouço seu coração,
Com toda doçura e bem de leve,
Vejo em seus olhos emoção...
Por que te amo como se deve.
E quando ouvimos a doce melodia,
Que o amor emana em nossas vidas,
Fica fácil entender nossa sintonia,
E cumplicidade de todos os dias...
Namorar você é um sonho lindo,
Que se refaz a cada momento,
Adoro ver você alegre sorrindo,
Você não me sai do pensamento...
(Valquíria Cordeiro)
(Poema dedicado com todo amor ao meu esposo Milton)

terça-feira, 10 de junho de 2008

“As Fadas Sensuais"

A Fada Azul tem olhar enigmático
Traz mistérios escondidos
Pode ser sua felicidade...
ou roubar sua paz
A Fada Azul é um enigma eterno
Te enfeitiça e te encanta


Fada Amarela
Tem um toque sedutor
Num simples bater de asas
Traz a brisa do amor

Fada Ruiva
Tem um charme especial
Com suas sardinha no rosto
enfeitiça à todos
sem perdão
Jeito de boneca
Toda sapeca... rsrs
(Graciela da Cunha, Bernadette Moscareli e Paty Padilha)
_09/06/08_

Florbela Espanca


Conto de fadas
Eu trago-te nas mãos o esquecimento
Das horas más que tens vivido, Amor!
E para as tuas chagas o unguento
Com que sarei a minha própria dor.
Os meus gestos são ondas de Sorrento...
Trago no nome as letras duma flor...
Foi dos meus olhos garços que um pintor
Tirou a luz para pintar o vento...
Dou-te o que tenho: o astro que dormita,
O manto dos crepúsculos da tarde,
O sol que é de oiro, a onda que palpita.
Dou-te, comigo, o mundo que Deus fez!
-Eu sou Aquela de quem tens saudade,
A princesa do conto: Era uma vez...
(Florbela Espanca)

Duplo Auto-Retrato


Duplo Auto-Retrato
Este retrato tem o cheiro de flores do mato,
dos pássaros em revoada, da noite caindo e o sol sorrindo,
tem cheiro de Maria Fumaça apitando, lá na estação,
do café e pão de queijo, fumegando no fogão!
Tem o cheiro do amor, da alegria efusiva, da dor,
da simplicidade e das belezas da serra, encantos de minha terra,
tem a alegria do choro de criança, da voz do passado teimando
explodir no ar, tem cheiro de felicidade e vida!
Neste retrato tem, amor com verão do Nordeste
E o sentimento de dor que habita no agreste
Tem cheiro da terra seca, mas tem vida pra sonhar
Tem abandono de pai, mas tem garra para lutar
Tenho anjos ao meu redor, tenho um príncipe amado
Com olhos do azul do céu e o coração apaixonado
E o sorriso de criança, trouxe alegria e renovação
Tenho sonho, tenho vida, tenho Deus no coração
(Jane Rossi e Marta Peres)

Jenário de Fátima


Estrelas...Estrelas...
Estrelas tantas a luzir distantes.
Pontinhos claros e tão pequeninos.
Mas se refletem em olhos meninos,
Tornam-se fogo por alguns instantes.
Estrelas tantas por onde os amantes
Tentam achar a lira dos destinos,
E trazem luz a fé dos peregrinos
E dão o Norte a nau dos navegantes...
Estrelas tantas, tão longínquas velas,
Azuis e brancas, rublas e amarelas
Olhem que estranho o que se dá comigo;
Como é que pode tão distante eu tê-las?!
Se quem tanto amo, junto a mim estrelas,
Por mais que eu queira ter, eu não consigo!...
(Jenario de Fátima)

Manuel Bandeira


Canção do Vento
O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
vento varria as flores....
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas
O Vento varria as luzes
o vento varria as músicas,
O vento varria os aromas....
E a minha vida ficava
cada vez mais cheia
de aromas, de estrelas, de cânticos.
O vento varria os sonhos
e varria as amizades...
o vento varria as mulheres.
E a minha vida ficava
cada vez mais cheia
de afetos e de mulheres.
O vento varria os meses
e varria os teus sorrisos...
o vento varria tudo!
E a minha vida ficava
cada vez mais cheia
de tudo.
(Manuel Bandeira)
(de Estrela da Manhã, em Antologia Poética,
org. Emmanuel de Moraes, José Olympio Editora, Rio, 1986)

CARLO MAGNO


Cancioneiro de Emoções

Como um velho gato
Em surdina na escuridão
Trouxe a luz em meu coração
Veio rosnando, todo agitado
Com olhos a brilhar
Alegria veio brindar
Em taças de champanhe
Com borbulhas, veio chamegar
Naquela música encantada
Na calada da madrugada
Seus mios de felicidade
Alegrou minha vaidade
Em momentos silenciosos
O coração a disparar
Gritos, no silêncio, ociosos
Venha logo me arranhar
Seus movimentos na imaginação
Calafrios é minha sensação
Despedir dessa agonia, sofro
Deixo livre seu coração
O consolo é ter outro dia
Novo mio que me traz
A noite nova sensação, se refaz
Quero seu mimo de alegria
(Carlo Magno)

Voltaire


"As paixões são como ventanias que enfunam as velas dos navios,
fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar,
mas se não fossem elas, não haveriam viagens,
nem aventuras, nem novas descobertas."
(Voltaire)

_ Diana-Dru_



A Quando o sol visita minha estreita janela, deixa réstias de luz espalhadas sobre a minha cadeira preferida onde descanso a falta de sono, de sonho. A esperança sempre me pareceu vestir cetim enquanto eu, envolta em panos simples, vivo estampando cores e formas. Um dia por vez.
Cuido dos poucos, mas fartos planos. E asseguro-lhes que as horas têm mãos que aquecem borboletas até alçarem vôos enigmaticamente perfeitos. Quantas vezes o que parece não ter rumo nem prumo, voa...?
_Diana-Dru _

Razão de Ser


RAZÃO DE SER
Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?
(LEMINSKI- 1944-1989)

Muitas Coisas


Muitas coisas
Não é uma coisa só,
São muitas coisas nuas.
Não é o desabar de uma casa.
É percorrer os seus escombros.
Não é aguardar por um filho.
É voltar a sê-lo.
Não é penetrar em ti.
É sair de mim.
Não é pedir-te que faças.
É fazer-te.
Não é dormir lado a lado.
É estar jacente de mãos dadas.
Não é ouvir vento e chuva.
É franquear-lhes a cama.
E relâmpago que pela terra se funde.
(António Osório)

Ivana Pascoal



Colheste um verso ao invés de flores dos meus olhos, minha pele silvestre já não se cobre mais, o cheiro de alecrim invadiu entorpecente tudo que tocaste dentro de mim. Eis a fúria que habita minhas retinas tontas de sal: esse teu ser incandescente que docemente cega minha busca anteriorde outra atmosfera... O invólucro suave de tuas mãos que dançam sobre meus espinhos armanezando todo éter que antes era solto no invisível e que hoje tem os contornos da tua boca silente fechada em sorrisos inefáveis.
_Ivana Pascoal_

Beijo Eterno


BEIJO ETERNO
Quero um beijo sem fim,
Que dure a vida inteira e aplaque o meu desejo!
Ferve-me o sangue. Acalma-o com teu beijo,
Beija-me assim!
O ouvido fecha ao rumor
Do mundo, e beija-me, querida!
Vive só para mim, só para a minha vida,
Só para o meu amor!
Fora, repouse em paz
Dormindo em calmo sono a calma natureza,
Ou se debata, das tormentas presa,
Beija inda mais!
E, enquanto o brando calor
Sinto em meu peito de teu seio,
Nossas bocas febris se unam com o mesmo anseio,
Com o mesmo ardente amor!...
Diz tua boca: "Vem!"
Inda mais! diz a minha, a soluçar... Exclama
Todo o meu corpo que o teu corpo chama:
"Morde também!"
Ai! morde! que doce é a dor
Que me entra as carnes, e as tortura!
Beija mais! morde mais! que eu morra de ventura,
Morto por teu amor!
Quero um beijo sem fim,
Que dure a vida inteira e aplaque o meu desejo!
Ferve-me o sangue: acalma-o com teu beijo!
Beija-me assim!
O ouvido fecha ao rumor
Do mundo, e beija-me, querida!
Vive só para mim, só para a minha vida,
Só para o meu amor!
(Castro Alves)

O PRIMEIRO BEIJO


O PRIMEIRO BEIJO..
O primeiro beijo inaugura a casa
inaugura o corpo, talha a
primeira pedra do caminho.
Pode e deve ser doce
abelha inventando o mel
pode e deve ser louco
doce vôo louco no corpo
do outro.
(Roseana Murray)

MEU BEIJO!


MEU BEIJO!
Meu beijo para te beijar...
Quero que seja um beijo...
Que te faças querer mais...
Que te excite...
Que te faça me desejar...
Que te agite e te mostre...
Meu jeito de ti amar...
Meu beijo...
Para ti beijar tem de ser...
Com aroma de hortelã...
Com sede de quero mais...
Um beijo com emoção...
Que te faças delirar...
Meu beijo...
Para te beijar...
Tem de ser bem gostoso...
Cheio de malicias...
Que te faça me amar...
Que te surpreenda de tanto amor...
Meu beijo...
Para te beijar...
Não poderá ser um beijo qualquer...
Tem de ser com muito ardor...
Que te faças querer mais...
Guloso e profundo...
Altamente sensual...
Meu beijo...
Tem de ser com muito amor e invenções...
Que te provoque...
E te faças querer mais...
(Vania Staggemeier)

Charles Baudelaire


"- Meu belo cão, meu cãozinho, meu querido totó, vem cá, vem respirar um excelente perfume comprado no melhor perfumista da cidade.
E o cão, agitando a cauda, o que é, suponho, entre esses pobres seres, o sinal correspondente ao riso e ao sorriso, aproxima-se e, curioso, mete o nariz úmido no frasco destampado; porém subitamente, recuando de susto, late contra mim, à feição de reprimenda.
- Ah, miserável cão! Se eu te houvesse oferecido um embrulho de excremento, decerto o cheirarias com delícia e talvez o tivesses devorado. Assim, ó indigno companheiro de minha triste vida, tu te assemelhas ao público, a quem nunca se devem apresentar perfumes delicados, que o exasperam, mas imundíces cuidadosamente escolhidas."
(Charles Baudelaire – Tradução Aurélio Buarque de Holanda Ferreira)

Interlúdio...



Interlúdio...
“Um Poeta é um rouxinol que se senta na escuridão e canta para se confortar da própria solidão com belos sons; seus ouvintes são como homens arrebatados pela melodia de um músico invisível, que se sentem comovidos e em paz, ainda que não saibam como nem porque.”
_Percy Bysshe Shelley_

Quando a alma chora


Quando a alma chora
No meio de uma noite sombria
Entre a negritude e a solidão
Cenário propício de um sonhador
Mora a esperança
Entre raios e luzes
Surge um som imperceptível
Envolto na fantasia do amor
Quase não é percebido
Mas lá está ele presente
Um som sem musicalidade
Paralisante e frio
Fazendo um eco surdo
No vazio de um ser
De repente
Como ondas do oceano
Rompe a barreira do silêncio
Surge como efeito cristalino
Nesse exato momento
Sem palavras ou gestos
Você percebe a essência da dor
Quando a alma chora...
Então você busca forças
Em algum lugar do passado
Presente em sua vida
Pra curar essa ferida
Percebe que o choro é sinal
De que você sobreviveu
Precisa recomeçar
Sem ter medo de amar
Nessa hora você
Vê que a noite sombria
Está indo embora
Pra surgir um novo amanhecer
(Eliane Gonçalves)

NENECA BARBOSA


Encontro com a Solidão
Ao longo da caminhada
Com medo da solidão
Sentia a alma apertada
E muita inquietação.

Fui seguindo adiante
Enfrentando os obstáculos
Procurando ser confiante
Tendo o amor por sustentáculo.

Mergulhando em meu ser
Procurei descobrir
Que para bem viver
É preciso refletir.

E nessa introspecção
Um lugar calmo encontrei
Vivendo minha solidão
De forma livre voei.

Voei por sobre o monte
Ouvindo a voz do vento
A Natureza é a fonte
Do mais suave acalento.
(Neneca Barbosa)
12/04/08