sábado, 26 de abril de 2008

MARY - Feliz Aniversário



MARY

Feliz aniversário
"Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso".
FELIZ ANIVERÁRIO
BJOCAS NO SEU LINDO
CORAÇÃO!!
TE AMO AMIGA...
Graciela

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Gilia GerlinG



Eu Pratico a Paz!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Tadany


Aonde

Aonde procurar esperança se não no infinito desejo humano
Aonde encontrar tolerância se não na eterna compreensão humana

Aonde encontrar amizade se não no coração humano
Aonde encontrar amor se não em todos os seres completamente vivos

Aonde encontrar carinho se não no toque humano
Aonde encontrar compaixão se não na solidariedade humana

Aonde encontrar respeito se não no íntimo de cada ser
Aonde encontrar um sorriso se não na frente do espelho

Aonde escrever se não num papel em branco
Aonde sonhar se não dentro do cosmos

Aonde viver se não dentro dos próprios sonhos.

(Tadany – 30 05 04)

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Sônia Maria Grillo


"Utopia"
Quero que saiba
que por toda a minha vida
esperei por você
de uma forma atrevida
convencida que você iria me querer.
Tive sonhos e fiz planos,
tracei nossos caminhos,
um dia me dei conta,
ledo engano,
o amor não pode amar sozinho!
Acordei da minha utopia
e fui viver a minha vida
sem imaginar que um dia
você me pegaria desprevenida!
E quando esse dia chegou,
não havia mais planos, nem sonhos,
nem mesmo um rumo restou,
e de tudo aquilo que não fomos,
nem saudade ficou!
(Sônia Maria Grillo)

MAXUEL SCORPIANO



...Eis Que Surge Graciela
Menina Mulher da Pele Alva
Brasileira
Dos Olhos Curiosos
Dos Segredos Que Não Revela.
Em Meu Mar Graciela Presença
Marcante
Na Suavidade Ela Chega
Com Meiguice Traz-Me Tesouros,
Pérolas de Cultura
Sabedoria.
As Vezes Penso Que Ela
é Diva
Um Mito,
Alguma Deusa
Que Meu Mar
Tem a Honra de Ser
Visitado Por Ela.
Graciela é Vida
Casa Cheia
Brejeira
Elegância da Essência de Um Bom Perfume,
Esta Mulher
Graciela
Ela Toda é Um Poema.
(MAXUEL SCORPIANO)
Divido com você o presente
MARAVILHOSO...QUE AMEI...ADOREI......
ganhei do AMIGO AMADO POETA MAXUEL!!!
TE AMODORO MAXUEL!!!!
Obrigada!!!
bjocas!!
Graciela

ORAÇÃO A SÃO JORGE



Oração a São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.

SÃO JORGE - 23 de abril



São Jorge nasceu na Capadócia no ano de 280. No final do século III, o cristão Jorge trocou a Capadócia, na Turquia, pela Palestina, vindo a ingressar no exército de Diocleciano. Jorge logo se destacou, sendo elevado a conde e depois a tribuno militar. Tudo ia bem, até que as perseguições aos seguidores de Cristo reiniciaram. O rapaz não quis negar sua fé, fazendo com que Diocleciano se sentisse traído. O imperador, então, condenou-o às mais terríveis torturas. E Jorge consegiu vencer a todas elas. Suportando uma dor atrás da outra, o filho da Capadócia suportou as lanças dos soldados, permaneceu firme sob o peso de uma imensa pedra, obteve a cicatrização imediata das navalhadas que recebeu e resistiu ao calor de uma fornalha de cal. A cada vitória sobre as torturas, Jorge ia convertendo mais e mais soldados. O imperador, contrariado, chamou um mago para acabar com a força de Jorge. O santo tomou duas poções e, mesmo assim, manteve-se firme e vivo. O feiticeiro juntou-se à lista dos convertidos, assim como a própria esposa do imperador. Estas duas últimas "traições" levaram Diocleciano a mandar degolar o ex-soldado em 23 de abril de 303. Conta-se ainda que o bravo militar matou um dragão para salvar a filha do rei de Selena e todos os habitantes desta cidade Líbia. Lenda ou realidade, o fato é que São Jorge nos lembra que todos nós temos algum desafio a vencer nesta vida, seja o nosso orgulho, o nosso egoísmo ou mesmo problemas que nos afetam no dia-a-dia. Como ele, devemos permanecer fortes e corajosos, independentes dos desafios que a vida nos traga. Assim, como Jorge, havemos de vencer.

PATRÍCIA


PATRÍCIA


C#


A MELANCOLIA


Sabeis por que, às vezes, uma vaga tristeza se apodera dos vossos corações e vos leva a considerar amarga a vida?
É que vosso Espírito, aspirando à felicidade e à liberdade, se esgota, jungido ao corpo que lhe serve de prisão, em vãos esforços para sair dele.
Reconhecendo inúteis esses esforços, cai no desânimo e, como o corpo lhe sofre a influência, toma-vos a lassidão, o abatimento, uma espécie de apatia, e vos julgais infelizes.
Crede-me, resisti com energia a essas impressões que vos enfraquecem a vontade.
São inatas no espírito de todos os homens as aspirações por uma vida melhor, mas, não as busqueis neste mundo e, agora, quando Deus vos envia os Espíritos que lhe pertencem, para vos instruírem acerca da felicidade que Ele vos reserva, aguardai pacientemente o anjo da libertação, para vos ajudar a romper os liames que vos mantém cativo o Espírito.
Lembrai-vos de que, durante o vosso degredo na Terra, tendes de desempenhar uma missão de que não suspeitais, quer dedicando-vos à vossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos confiou.
Se, no curso desse degredo-provação, exonerando-vos dos vossos encargos, sobre vós desabarem os cuidados, as inquietações e tribulações, sede fortes e corajosos para os suportar. Afrontai-os resolutos.
Duram pouco e vos conduzirão à companhia dos amigos por quem chorais e que jubilosos por ver-vos de novo entre eles, vos estenderão os braços, a fim de guiar-vos a uma região inacessível às aflições da Terra.
- François de Genève. (Bordéus)

Livro: “O Evangelho Segundo o Espiritismo” Allan Kardec – Cap. V – Item 25, FEB.

Paz e Luz
Graciela

MURMURAÇÕES



“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas.”
– Paulo. (FILIPENSES, 2:14)
Nunca se viu contenda que não fosse precedida de murmurações inferiores. É hábito antigo da leviandade procurar a ingratidão, a miséria moral, o orgulho, a vaidade e todos os flagelos que arruinam almas neste mundo para organizar as palestras da sombra, onde o bem, o amor e a verdade são focalizados com malícia.
Quando alguém comece a encontrar motivos fáceis para muitas queixas, é justo proceder a rigoroso auto-exame, de modo a verificar se não padecendo da terrível enfermidade das murmurações.
Os que cumprem seus deveres, na pauta das atividades justas, certamente não poderão cultivar ensejo a reclamações.
É indispensável conservar-se o discípulo em guarda contra esses acumuladores de energias destrutivas, porque, de maneira geral, sua influência perniciosa invade quase todos os lugares de luta do Planeta.
É fácil identificá-los. Para eles, tudo está errado, nada serve, não se deve esperar algo melhor em coisa alguma.
Seu verbo é irritação permanente, suas observações são injustas e desanimam.
Lutemos, quanto estiver em nossas forças, contra essas humilhantes atitudes mentais. Confiados em Deus, dilatemos todas as nossas esperanças, certos de que, conforme asseveram os velhos Provérbios, o coração otimista é medicamento de paz e de alegria.

Espírito: EMMANUEL
Médium: Francisco Cândido Xavier
Livro: "Pão Nosso" - EDIÇÃO FEB

Paz e Luz
Graciela

CÂNCER DE MAMA



Nossa participação é de fundamental importância.

VALE A PENA COLABORAR.......
... Amigos, em meio a tanta 'bandalheira' neste mundo virtual, graças a Deus existem também assuntos sérios e de UTILIDADE PÚBLICA que precisam de nossa atenção e respeito. Este é um deles: O Instituto do Câncer de Mama está com uma importante campanha.
Cabe a nós atendermos sua solicitação e ampará-lo, pois se depender do Governo (federal, estadual e/ou municipal) será seu fim!!!
Vamos salvar o site do câncer de mama?
Não custa nada.
O Site do câncer de mama está com problemas, pois não tem o número de acessos e clique necessários para alcançar a cota que lhes permite oferecer UMA mamografia gratuita diariamente a mulheres de baixa renda. Demora menos de um segundo, ir ao site e clicar na tecla cor-de-rosa que diz 'Campanha da Mamografia Digital Gratuita'.
Não custa nada e é por meio do número diário de pessoas que clicam que os patrocinadores oferecem a mamografia em troca de publicidade.
Repassem por e-mail a 10 amigos para que eles repassem a mais 10 amigos ainda hoje! E assim estaremos ajudando a salvar este site tão importante. Este gesto fará uma enorme diferença.

terça-feira, 22 de abril de 2008

BERNADETTE MOSCARELI


Gosto de ti
O Vento passou e disse:
Gosto de ti
E a flor abriu-se em pétalas
de todas as cores.
A onda passou e disse:
Gosto de ti
E na praia a areia
ficou muito lisa.
A noite passou e disse:
Gosto de ti
E as árvores cheias de orvalho
ficaram mais verdes.
O sol passou e disse:
Gosto de ti
E o trigo muito louro
acenou com as espigas maduras.
O amigo passou e disse:
Gosto de ti
E o coração
Ficou a dançar de alegria.
( Leonor Santa-Rita )
P.S.: Palavras da Amarela...a imagem....é igual a AMARELA...(claro que quando era criança)...hoje...nem te conto....rssrsrsrs...tá mais....linda...:
"ESTE POEMA É PARA DIZER QUE...
GOSTO MUITO DE VOCÊ!!"

CARLO MAGNO



Amiga GRACIELA
Tenha uma ótima noite e um dia iluminado

Pensamento
O outono chega ao fim
O inverno está por vir
Sua amizade é assim
Calor que venho sentir
Carlo Magno

Álvaro de Campos


Não
Não: devagar.
Devagar, porque não sei
Onde quero ir.
Há entre mim e os meus passos
Uma divergência instintiva.
Há entre quem sou e estou
Uma diferença de verbo
Que corresponde à realidade.
Devagar...
Sim, devagar...
Quero pensar no que quer dizer
Este devagar...
Talvez o mundo exterior tenha pressa demais.
Talvez a alma vulgar queira chegar mais cedo.
Talvez a impressão dos momentos seja muito próxima...
Talvez isso tudo...
Mas o que me preocupa é esta palavra devagar...
O que é que tem que ser devagar? ...
(Álvaro de Campos)

Eduardo Galeano


A utopia está lá no horizonte.
Me aproximo dois passos,
ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos
e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe,
jamais alcançarei.
Para que serve a utopia?
Serve para isso:
para que eu não deixe de caminhar.
(Eduardo Galeano)

VALQUÍRIA CORDEIRO


O bilhete ...
Em um papel de seda perfumado,
escrevo meu recado a você,
um recado de amor...
Que fala da alegria,
que é tê-lo em minha companhia,
e de tudo que posso lhe oferecer.
Escrevo com caneta cintilante,
palavras que só cabem
a uma amante dizer...
E já imagino seu sorriso,
obsceno, e um olhar lindamente
sereno, sentindo o meu perfume,
e imaginando o que pode acontecer...
Ah! Eu bem sei o que um bilhete perfumado faz!
Nos deixa a cada dia mais e mais apaixonados.
(Valquíria Cordeiro)

Soninha Porto e Marta Peres


DEUSA-MULHER
A deusa enfeita-se...
envolve-se em perfume floral
banha-se nos feixes da lua
canta o amor tal rouxinol


ondula vertiginosa feito mar
negros cabelos arrepiam-se ao vento
cobre de feitiço pele que brilha de orvalho
nua, sem igual a procura de amar.


Canta chamando seu eleito
dentro da noite enluarada, encanta
aquele no qual deita o olhar,
tira a paz e sossego dos lares.


Feiticeira que sobe águas dos mares,
sai em busca do amor, pastora de sonhos,
encantadora de corações, olhos verdes
do fogo ardente de paixão!
(Soninha Porto e Marta Peres)

Cáh Morandi


"Minha casa"
Dia desses
Vais chegar à minha casa
E descobrir quem sou
Além dessas palavras,
Das coisas que sinto,
Do que vejo e escrevo...
Vais perceber
Que ando descalço
Com cabelos alvoroçados
Sem maquiagem no café
Vais rir quando ver
Eu me vestir para dormir
Como sento para jantar
Meu jeito, maroto, de amar,
Tem vidas que te espero
Debruçada na janela
Ouvindo o som do mar.
Meu lar será teu lar
Pelo tempo que durar
O teu encanto.
( Cáh Morandi)

Cáh Morandi


O TEMPO DA ROSA

será que você vai me amar
depois de todo tempo que passar?
quando eu estiver vendo menos
quando estiver tremendo mais
quando a poesia for sendo prosa
quando as pétalas dessa tua rosa
for derrubada pelos ventos outonais?
(Cáh Morandi)

Cáh Morandi


Já passo mais doce
Na avenida metálica
Fico a requebrar cores
Sob o vestido tão rodado
Do estampado caem flores
Que se colam no asfalto
(Cáh Morandi)

Cáh Morandi


"GARRAS"
eu sei, eu não sei amar
por isso te peço tempo
e uma noite para me ensinar
todos os segredos e manhas,
as diversas artimanhas
para nesse jogo entrar
vem, me ajuda a aprender
como faço para me render
da forma que te agrada
vem, me doma e afaga
acalma um pouco das garras
da selvagem que eu sou
(Cáh Morandi)

VALQUÍRIA CORDEIRO


Parte de você...
Quando abro as janelas,
Do meu coração pra você.
Desnudo-me dos meus sentimentos
Secretos.
Descobri que diante de você,
Posso parecer criança,
Falar das minhas utopias,
Dos meus erros e acertos,
Sem medo.
Você sempre me ouve, com toda calma,
E como se fosse um anjo de guarda,
Lança sobre mim um olhar sereno.
E ainda garante entender-me e amar-me,
Exatamente por eu ser assim...
_Parte de você!
(Valquíria Cordeiro)

MARTA PERES


Mar Tranqüilo
M e vejo hoje aliviada de todas as dores da vida,
A ngústia não há no coração, sou livre, liberta da agonia,
R esgatei dívidas, carma encerrado nesta vida!
T rago dentro de mim uma paz que me acalma
R azão da alegria do meu olhar, nem seqüela do sofrimento,
A ndo de cabeça erguida, canto, ouço pássaros na janela,
N avego águas plácidas, azuis, o sol aquecendo, calmaria
Q ue enche de alegria o coração, beleza estonteante da natureza,
U ma doçura fresca quando meu barco navega sem parar
I ndo ao encontro da felicidade, de dias melhores,
L ivre voando sob águas mansas, com as bênçãos do Pai, criador
O nipotente e Onipresente, só tenho a agradecer!
(Marta Peres)

PAULINO VERGETTI NETO


Mulher fantástica
Manda-me trazer do teu amor
o amor nosso.
Em mim deves morar feliz
como dama ou meretriz,
não me importa.
O nosso amor é favo de liberdade
e, se me amas,
é natural que eu sinta vontade
e te abracee te beije ardentemente
e diga que és como o meu coração sente,
uma mulher fantástica!
(Paulino Vergetti Neto)
Publicado no Recanto das Letras em 21/04/2008
Código do texto: T955194

VALQUÍRIA CORDEIRO



Anjos...
Eu acredito em anjos, sim!
E por eu acreditar em anjos...
Sinto que eles estão sempre a minha volta.
(Valquiria Cordeiro)

CARLO MAGNO


CHORA LUA
Ao cair da tarde, que a noite alegra
Movimentos das ondas, fim de luz
Maré que se abranda e requebra
A lua mostra curva e reluz
Assim clamo, tristonho e pendido
Ouvindo o gemido das ondas na praia
Seu nome, gritado não foi ouvido
Nas horas tardias que a noite desmaia
Outrora juntos com teu rosto gelado
Teu seio molhado de orvalho brilhante
De um trepido beijo incendiado
Cantando ao ouvido paixão delirante
Imagem formosa na luz do luar
Iguais pálidas ondas do mar
Alegria da vida naquela esperança
Dançava e brincava, como criança
Estrelas dormentes numa paridade
Pálida imagem parece sussurrar
Agora tudo é sonho, sem claridade
A beira mar, sem visão, vejo luar
(Carlo Magno 21/04/08 )

MARTA PERES


Saudades
Noite escura, chuvosa,
penso em você que não vem,
como fantasma vago pela casa,
ando pelos cômodos sem parar.
Meu coração sente a sua falta,
aberto em chagas pela dor da
saudade, sente as contradições
da vida, a dor do abandono.
Como folhas de outono, sentindo
vento frio da solidão vago, feito
folhas secas, morro de saudades,
quero de volta o meu amor!
(Marta Peres)

VALQUÍRIA CORDEIRO


Primeiro salto alto
Sapato de salto alto,
Foi meu sonho de menina...
Que já ficará a indagar,
Quando vou poder um desses,
Sapatos de salto alto usar?
Na igreja nas festas,
Só ficava a reparar...
As moças e senhoras,
De sapato alto andar...
Ah! Como ficavam,
Elegantes no seu caminhar.
Chegou o dia em que tanto esperei,
De presente ganhei, meu primeiro,
Sapato de salto alto.
Fiquei a olha-los por um tempão.
Que emoção!
No primeiro dia em que usei,
O tão esperado sapato,
Fiquei tanto em pé que;
Aproveitei pra pensar...
Que sonho bobo foi esse,
Que agora me fazia penar?
Daria tudo para de chinelo estar,
E desses saltos alto me livrar..
(Valquíria Cordeiro)

VALQUÍRIA CORDEIRO



Grito...

Gritei por você ,
Chamei,
Implorei,
Me cansei,
Onde você estavas não sei!

Gritei seu nome ao vento,
chorando um lamento,
de tristeza e dor...
Um lamento de amor!

Gritei
na chuva,
na claridade da lua,
na companhia das estrelas,
até o sol, quis amparar –me.

Gritei em vão,
cada grito vazio,
morria de dor meu coração...

Esse será meu ultimo grito,
Se não ouvir agora,
irei tirar-te a força,
de dentro de mim.
Darei um fim a minha dor,
não morrerei de amor.
(Valquíria Cordeiro)

Fernando Reis Costa


SALVEMOS O QUE RESTA!
Ó Terra queimada, triste, já sem dono,
Desprezada pelo homem ambicioso,
Que destrói a camada de ozono,
E te maltrata em ciclo vicioso!
Ó Terra maltratada, só carbono!
Como podes no futuro dar repouso
Aos que vierem depois deste abandono
Se o homem continuar com este gozo ?...
Abre os teus olhos, ó destruidor!
Defende os teus netos e os vindouros;
Semeia, em vez de carbono...o amor!...
Ainda que pouco reste além da dor,
Salva, do que temos, os tesouros
Deste Planeta Terra sofredor !...
(Fernando Reis Costa)

Thereza Mattos


Planeta Terra
Dádiva bendita construída por Deus
num momento de inspiração sublime
agora estamos dizendo triste adeus
como num apocalíptico e trágico filme...
Tendo como teto um céu azul
em todos seus pontos cardeais
norte, leste, oeste ou sul
nosso planeta é belo demais!
Mares verdes como esmeraldas
onde navegam nossos sonhos coloridos
matas e florestas fechadas
filtrando os ares que chegam poluídos...
Terra fértil que nos alimenta
água cristalina que nossa sede sacia
o Sol amigo que nos esquenta
lindos animais e suas crias....
Mas o homem insano, e sua ambição
quer tudo isso destruir e acabar
Meus Deus, lhes dê de volta a razão
e inspiração para no Bem pensar!
Ainda é tempo, vamos nos unir
vibrando muito Amor , Paz e Luz
voltaremos certamente a cantar e a sorrir
sempre de mãos dadas com Jesus!
(Thereza Mattos)

MARIA LÚCIA SQUEFF


M aravilhosa
A miga
R isonha
I rmã
A mada
L
uluzinha
Ú nica
C arinhosa
I nsubstituível
A morosa
(Graciela da Cunha)

Mário Osny Rosa


SOS PLANETA TERRA
De tudo, que já se falou
Dessa horrível história.
Esse planeta mudou
Para a maior inglória.
Tudo virou destruição
De maneira desordenada.
Com toda a emoção
Por autoridade autorizada.
São guerras destruindo nações
São etnias desaparecendo.
Por conta de tantas esganações
Ninguém as vai socorrendo.
Esse pedido importante
Desse SOS planeta.
Emitido nesse instante
Que ninguém se meta.
Que ele soe bem alto
Chegue logo no planalto.
De o seu ultimato
Tremendo aquele teatro.
Pense que o mundo é de todos
Salvem a água e o ar bem natural.
E nos tirem logo desse lodo
E nos livrai já desse grande mal.
(Mário Osny Rosa)

Cora Maria



PLANETA TERRA
Planeta de passagem de nossos irmãos!
Terra bendita que regenera os que nela habitam!

Terra bendita, pisada pelo governador deste planeta,
pisada pelos seguidores do mestre Jesus!
Terra do vento, do sol, da tempestade, do furacão.

Terra de todos os irmãos!

Bendito sois todos aqueles
que por aqui passam, repassam,
ajudam, acolhem, salvam
e entregam a alma em favor do amor!
Bendita a terra que sepulta a carne
e transfere o espírito aos braços do Senhor!

Bendita terra que nos acolhe nestas passagens
para aperfeiçoarmos nossos espíritos
e aprendermos o que é o verdadeiro amor!

Terra!

Mundo bendito, com várias raças, governos e nações.
Terra que sepulta nossos corpos!
Abençoada mãe terra que nos acolhe,
nos faz crescer e nos ensina a viver.
E nos braços do Pai,
nos devolve para um novo renascer!
(Cora Maria )

DIA MUNDIAL DA TERRA - 22 DE ABRIL



O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.
Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.
A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.
Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.
O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.
A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).
As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.
A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.
A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.
Para mantermos o equlíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é tratado na Agenda 21.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

VALQUÍRIA CORDEIRO


MARTA PERES


Produção do cartão: Terezinha Irineu.

Presente que ganhei da Amiga Terezinha


MAXUEL SCORPIANO PARA VALQUÍRIA CORDEIRO


Valquíria Cordeiro
...Menina Valquiria Seja Bem Vinda,
Suas Palavras Compondo Frases
Tornando-Se Poemas Profundos
de Tantas Emoções,
Dançam á Meus Olhos
Na Cadência do Fogo,
Mostram ou Visualizam Sentimentos
Paixões
Amores e Desamores,
Completos ou Complexos
Como Todo Ser Humano,
Você Tras Espelho Que Reflete
Almas de Tantos Romances,
Pensamentos de Varias Situações.
E Eu Comum em Volta do Meu Mundinho,
Perplexo Recebo Convite Seu...
Penso, Reflito
Será Que Começo a Acreditar em deuses?
Te Chamo de Menina, mas No Sentido
Da Renovação
Do Atual
Da Minha Língua ou Dialeto,
Mas Você Não Precisa de Tradução,
Basta Ler o Que Escreve e de Alguma
Forma Decifra Tantas Ilusões.
Mulher Rosa...Fogo em Pétalas
Só Tenho Uma Unica Palavra
Obrigado.
(MAXUEL SCORPIANO)

A. ESTEBANEZ


PERDIÇÃO
Já nasciem cada flor
em cada pedra
morri.
Eu hoje me desconheço
de tanto que me perdi...
(A. Estebanez )

Leninha Solzinho


"Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome,
eu com elas estarei. ( MATEUS, cap. XVIII, v. 20.)"

Meus amados...
minhas luzes divinas e iluminadas...
eu nesse momento me junto com toda legião que comigo caminham...
os chamo com humildade...
grande Luz...
derrame nesse momento ao ser tão amado....
que tanto contribui nas tuas obras...
Ergue...Tua mão poderosa...
grandiosa ... que tudo criou...
Te peço...Pai tão amado...
esta tua filha...tão menina...aqui ao teus olhos...
mas que nesse momento coloca ao teus pés...
o mais puro amor...
Me faça essa vontade...Ser Divino...
abraça e ampara todos meus irmão amados...
todos enfermos...
alivia a dor...
alivia a saudade...
dá força para não ficarmos parados...
sem ação...
sentindo o desamparo...
apareça...se mostre...
Venha a nós...
e assim teremos a fortaleza que precisamos. a mesma humildade...
que tanto o Mestre ensinou...
e estendo minhas mãos para juntarmos nossas energias ...
é uma prece de Luz ...
Dá teu olhar especial...Pai...
Ao ser tão amado...
que enfraquece ao oferecer sem cessar o trabalho...iluminado...
encaminhando os seres adorados...a seu rumo...
Pai...
te seguirei até o ultimo dia...
E com tua permissão...
descansarei no mundo pleno...
continuando o trabalho de Luz.
porque confio...nos dias que virão...
Obrigada...
sei que me ouve...
ser grande e Criador...
Pai de máxima Luz.

Obrigada irmãos ...minhas luzes...
Mestre...anjo amado.
(Leninha -10/04/2008)