domingo, 18 de maio de 2008

EUZINHA E MINHA PUG(TULIPA)


Aqui...depois...de umas a mais...afinal estava comemorando meu aniver com meus amigos....O meu Aluno Rogener..tirou esta "belezura" de foto.....

Zélia Gattai Amado - 1916/2008


Zélia Gattai (São Paulo, 2 de julho de 1916 — Salvador, 17 de maio de 2008) foi uma escritora e fotógrafa brasileira, tendo também sido expoente da militância política durante quase toda a sua longa vida, da qual partilhou cinqüenta e seis anos casada com o também escritor Jorge Amado, até a morte deste.
Os primeiros anos
Filha dos imigrantes italianos Angelina e Ernesto Gattai, é a caçula de cinco irmãos. Nasceu e morou durante toda a infância na Alameda Santos, 8, no bairo Paraíso, em São Paulo.
Zélia participava, com a família, do movimento político-operário anarquista que tinha lugar entre os imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, no início do século XX. Aos vinte anos, casou-se com Aldo Veiga. Deste casamento, que durou oito anos, teve um filho, Luís Carlos, nascido em São Paulo, em 1942.
A vida com Jorge Amado
Leitora entusiasta de Jorge Amado, Zélia Gattai o conheceu em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia dos presos políticos. A união do casal deu-se poucos meses depois. A partir de então, Zélia Gattai trabalhou ao lado do marido, passando a limpo, à máquina, seus originais e o auxiliando no processo de revisão.
Em 1946, com a eleição de Jorge Amado para a Câmara Federal, o casal mudou-se para o Rio de Janeiro, onde nasceu o filho João Jorge, em 1947. Um ano depois, com o Partido Comunista declarado ilegal, Jorge Amado perdeu o mandato, e a família teve que se exilar.
Viveram em Paris por três anos, período em que Zélia Gattai fez os cursos de civilização francesa, fonética e língua francesa na Sorbonne. De 1950 a 1952, a família viveu na Checoslováquia, onde nasceu a filha Paloma. Foi neste tempo de exílio que Zélia Gattai começou a fazer fotografias, tornando-se responsável pelo registro, em imagens, de cada um dos momentos importantes da vida do escritor baiano.
Em 1963, mudou-se com a família para a casa do Rio Vermelho , em Salvador, na Bahia, onde tinha um laboratório e se dedicava à fotografia, tendo lançado a fotobiografia de Jorge Amado intitulada Reportagem incompleta.
A escritora
Aos 63 anos de idade, começou a escrever suas memórias. O livro de estréia, Anarquistas, graças a Deus, ao completar vinte anos da primeira edição, já contava mais de duzentos mil exemplares vendidos no Brasil. Sua obra é composta de nove livros de memórias, três livros infantis, uma fotobiografia e um romance. Alguns de seus livros foram traduzidos para o francês, o italiano, o espanhol, o alemão e o russo.
Anarquistas, graças a Deus foi adaptado para minissérie pela Rede Globo e Um chapéu para viagem foi adaptado para o teatro.
Prêmios e homenagens
Baiana por merecimento, Zélia Gattai recebeu em 1984 o título de Cidadã da Cidade do Salvador.
Na França, recebeu o título de Cidadã de Honra da comuna de Mirabeau(1985) e a Comenda des Arts et des Lettres, do governo francês (1998). Recebeu ainda, no grau de comendadora, as ordens do Mérito da Bahia (1994) e do Infante Dom Henrique (Portugal, 1986).
A prefeitura de Taperoá, no estado da Bahia, homenageou Zélia Gattai dando o nome da escritora à sua Fundação de Cultura e Turismo, em 2001.
Em 2001, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 23, anteriormente ocupada por Jorge Amado, que teve Machado de Assis como primeiro ocupante e José de Alencar como patrono. No mesmo ano, foi eleita para a Academia de Letras da Bahia e para a Academia Ilheense de Letras. Em 2002, tomou posse nas três. É mãe de Luis Carlos, Paloma e João Jorge. É amiga de personalidades e gente simples. No lançamento do livro 'Jorge Amado: um baiano romântico e sensual, em 2002, em uma livraria de Salvador, estavam pessoas como Antonio Carlos Magalhães, Sossó, Calasans Neto, Miguel Arcanjo Prado, Auta Rosa, Bruna Lima, Antonio Imbassahy e James Amado, entre outros.
Ao lançar seu primeiro livro, Anarquistas graças a Deus, Zélia Gattai recebeu o Prêmio Paulista de Revelação Literária de 1979. No ano seguinte, recebeu o Prêmio da Associação de Imprensa, o Prêmio McKeen e o Troféu Dante Alighieri. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia concedeu-lhe a Medalha Castro Alves, em 1987. Em 1988, recebeu o Troféu Avon, como destaque da área cultural e o Prêmio Destaque do Ano de 1988, pelo livro Jardim de inverno. O livro de memórias Chão de meninos recebeu o Prêmio Alejandro José Cabassa, da União Brasileira de Escritores, em 1994.
Obra

Anarquistas Graças a Deus, 1979 (memórias)
Um Chapéu Para Viagem, 1982 (memórias)
Pássaros Noturnos do Abaeté, 1983
Senhora Dona do Baile, 1984 (memórias)
Reportagem Incompleta, 1987 (memórias)
Jardim de Inverno, 1988 (memórias)
Pipistrelo das Mil Cores, 1989 (literatura infantil)
O Segredo da Rua 18, 1991 (literatura infantil)
Chão de Meninos, 1992 (memórias)
Crônica de Uma Namorada, 1995 (romance)
A Casa do Rio Vermelho, 1999 (memórias)
Cittá di Roma, 2000 (memórias)
Jonas e a Sereia, 2000 (literatura infantil)
Códigos de Família, 2001
Um Baiano Romântico e Sensual, 2002

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9lia_Gattai

Gustavo Barroso


"Os poetas são como as crianças.
É seu destino cantar diante da vida."
(Gustavo Barroso)

ZÉLIA GATTAI


"Continuo achando graça nas coisas, gostando cada vez mais das pessoas, curiosa sobre tudo, imune ao vinagre, às amarguras, aos rancores."
(Zélia Gattai).

Zelia Gattai


Tributo a Zélia Gattai (1916-2008)

"Homens Maduros...

Há uma indisfarçável e sedutora beleza na personalidade de muitos homens que hoje estão na idade madura.

É claro que toda regra tem as suas exceções, e cada idade tem o seu próprio valor.Porém, com toda a consideração e respeito às demais idades, destacaremos aqui uma classe de homens que são companhias agradabilíssimas: os que hoje são quarentões e cinquentões.

Percebe-se com uma certa facilidade, a sensibilidade de seus corações, a devoção que eles tem pelo que há de mais belo: o sentimentalismo.

Eles são mais inteligentes, vividos, charmosos, eloqüentes. Sabem o que falam, e sabem falar na hora certa. São cativantes, sabem fazer-se presentes, sem incomodar. Sabem conquistar uma boa amizade.

Em termos de relacionamentos, trocam quantidade pela qualidade, visão aguçada sobre os valores da vida, sabem tratar uma mulher com respeito e carinho.

São homens especiais, românticos, interessantes e atraentes pelo que possuem na sua forma de ser, de pensar, e de viver.

Na forma de encarar a vida, são mais poéticos, mais sentimentais, mais emocionais e mais emocionantes.

Homens mais amadurecidos têm maior desenvoltura no trato com as mulheres, sabem reconhecer as suas qualidades, são mais espirituosos, discretos, compreensivos e mais educados.

A razão pela qual muitos homens maduros possuem estas qualidades maravilhosas deve-se a vários fatores: a opção de ser e de viver de cada um, suas personalidades, formação própria e familiar, suas raízes, sabedoria, gostos individuais, etc...

Mas eu creio que em parte, há uma boa parcela de influência nos modos de viver de uma época, filmes e músicas ouvidas e curtidas deixaram boas recordações da sua juventude, um tempo não tão remoto, mas que com certeza, não volta mais.

A juventude passou, mas deixou “gravado” neles, a forma mais sublime e romântica de viver. Hoje eles possuem uma “bagagem” de conhecimento, experiências, maturidade e inteligência que foram acumulando com o passar dos anos.

O tempo se encarregou de distingui-los dos demais: deixando os seus cabelos cor-de-prata, os movimentos mais suaves, a voz pausada, porém mais sonora, hoje eles são homens que marcaram sua época. Eu tenho a felicidade de ter alguns deles como amigos virtuais, mesmo não os vendo pessoalmente, percebo estas características através de suas palavras e gestos.

Muitos deles hoje “dominam” com habilidade e destreza essas máquinas virtuais, comprovando que nem o avanço da tecnologia lhes esfriou os sentimentos, pois ainda se encantam com versos, rimas, músicas e palavras de amor, nem lhes diminuiu a grande capacidade de amar, sentir e expressar seus sentimentos.

Muitos se tornaram poetas, outros amam a poesia.

Porque o mais importante não é a idade denunciada nos detalhes de suas fisionomias e sim os raros valores de suas personalidades.

O importante é perceber que os seus corações permanecem jovens...

São homens maduros, e que nós, mulheres de hoje, temos o privilégio de poder admirá-los.

Um abraço,

Zélia Gattai"

Rosane Silveira


Quando o amor chegar
Quando o amor chegar
A vossos corações
Não vos torneis temerosos
Simplesmente sinta
A essência vital que vem dele
E creia é através dele
Que seus dias passarão a ser mais lindos
E suas noites de sonhos
Quando o amor chegar
Em vossos corações
Não vos torneis egoístas
Compartilhe com o maior número de pessoas
Quantas puderem
Porque quando o amor se apossa de nossas almas
Uma luz intensa emana de nossos corações
E todo o universo conspira à favor daquele que ama
Tudo fica mais maleável ao toque das mãos de quem ama
Os corações endurecidos pelo tempo de dor ficam mais
Suscetíveis aos afagos das mãos daquele que amam
Então... quando o amor vos chegar
Se apresente a ele com teu coração sem temor
E terás a experiência mais fantástica que um ser humano já teve:
A experiência do amor em vosso coração.
(Rosane Silveira)

Carolina Salcides


Ventre Vida

Ventre vida
Vida flor
Flor bela
Belo amor.
Amor dela
Dela a dor
Dor do mundo
Do mundo a flor.
Flor frágil
Flor murcha
Flor minha
Minha dor.
Dou-te ela
Dou-te vida
Flor ventre
Corpo amor.
Podas ela
Despes eu
Mata sonho
Sonho meu.
Gotas d’água
Brilho sol
Vento fresco
Vendaval.
Varre tudo
Remexe fundo
Renasce o mundo
Mundo meu.
Sempre amor
Sempre flor
Floresce forte
Depois da morte.
Raiz minha
Raiz forte
Flor linda
Linda sorte.
A minha vida
A minha morte.
" Podem podar meu caule, minhas folhas, frutos e flores
Mas não podem arrancar minha raiz"!
(Carolina Salcides)

Dionísio Dinis


Das cerejas...

Enquanto comia as palavras,
das cerejas fazia brincos de princesa,
e com ela,
em majestática comunhão
ornávamos o palato dos doces frutos.
Então… inevitavelmente, multiplicavam-se
as palavras rubras!
(Dionísio Dinis)

Oswaldo Antônio Begiato


NO NÃO DIZER
Não estou
Não sou
Não vou
Não mudo
Não quero
Não pode
Não
Pronto
E ponto.
Há no não dizer
Uma inescrutável euforia
Uma inestimável alforria
(Oswaldo Antônio Begiato)

Ataíde Lemos


Entregar-me-ei
Tão bela, tão mulher você apareceu
Um sonho de verão que surgiu
Em plena mudança de estação.
Teu olhar sedutor conquistou meu coração
Não terei medo e embarcarei nesta ilusão
É um amor que me faz enlouquecer
Entregarei sem reservas pra você
Não quero abdicar-me nenhum momento
Deixando de viver este lindo sentimento.
Não vou ouvir a voz da razão
Não darei à ela vazão
Mergulharei de cabeça nesta paixão
Você surgiu e algo novo ocorreu
Minha vida que era breu floresceu.
(Ataíde Lemos)

VALQUÍRIA CORDEIRO


Meu bem!

Não consigo mais disfarçar,
Que estou a olhar pra outro alguém,
Quando só tenho olhos pra você...
_Meu bem!

Não vou mais fingir,
Que meu coração não tem dono,
Ou que não sou de ninguém,
Quando sempre fui só sua...
_Meu bem!

Não vou mais segurar,
Á vontade de você,
Que dia e noite vem...
Preciso correr pro seus braços,
_Meu bem!
(Valquíria Cordeiro)

Cáh Morandi


só há uma forma de se estar perto
quando se está muito longe:
se fecha os olhos, bem forte,
e pensa e deseja muito, muito, muito
estar juntinho de quem ama.
Porque no amor tem dessas coisas.
...a gente só não pode abrir os olhos
...a gente só não pode deixar de acreditar
(Cáh Morandi)

MAXUEL SCORPIANO

...Sombras....
Hoje Amor Não me Resta Mais O Sol,
Outonos Nublados Minha Vida Ficou,
Hoje Amor Sou Como Água da Chuva
Que Escorre das Calçadas...
Desde Que Você me Deixou,
Sou Sóbras Daquele Homem
Que Sempre Te Amou,
Sou Apenas Sombras
de Uma Linda Recordação
Que Foi o Nosso Amor.
_MAXUEL SCORPIANO_

VALQUÍRIA CORDEIRO


O meu abraço
Um abraço meu,
Apertado e quente,
Afaga a tua alma,
E liberta o nosso amor caliente...
Um abraço meu,
Improvisado e gostoso,
Tira os seus temores,
E faz de você mais amoroso...
Um abraço meu,
Cheio de malícias,
Atiça nossa paixão,
E nos leva a caminhos de delicias...
Um abraço meu,
Cheio de muito jeito,
Aquece nossos dias,
E faz bater forte o coração,
Que no peito...
Já pedia por um abraço meu.
((Valquíria Cordeiro))
18/05/2008

VALQUÍRIA CORDEIRO

Enigma do amor....
Não é preciso dizer nada,
os olhares dizem tudo...
Nem tão pouco tentar entender, pois,
O coração dês vendera todos os mistérios.
((Valquíria Cordeiro))

VALQUÍRIA CORDEIRO


ART BY TEREZINHA IRINEU

VALQUÍRIA CORDEIRO


ART BY TEREZINHA IRINEU

VAN ALBUQUERQUE


ART BY TEREZINHA IRINEU

BERNADETTE - AMARELA




Dilema do jardineiro


Dilema do jardineiro
Uma flor é tão mais bela
Quanto é belo o seu canteiro?
Ou é a beleza dela,
Quem nos atinge primeiro?
Mesmo longe dessa flor,
Vendo-a só pela janela,
Adivinhamos no odor
O quanto deve ser bela.
Estendo mão mas recuo.
Serei digno de a colher?
E colhendo-a não destruo,
Toda a beleza do mundo
Concentrada num só ser?
Deixo-a assim tão natural.
Presa à terra sem se mover
É mais livre, estou em crer,
Que todo aquele que afinal
A olha sem nunca a ver.
(TheVlad )

ANTA


( Tapirus terrestre)


A anta
deitada,
calmamente vive na beira do rio
levanta,
anda,
e se espanta.

Ao ver que seu rio
não é mais o mesmo.

Aquele seu maravilhoso rio
de água cristalina
agora a sujeira predomina
e ela abomina! Recrimina!

Dizem que a anta é ignorante
por isso muitas pessoas são chamadas de anta.
Será ?
Se a anta fosse tão anta assim,
não daria no pé.
Ao ver que seu rio já não é mais o mesmo.

E a anta se espanta
com o bicho que destruiu o seu rio.
Ele sim , é que é ignorante.
( Lucas,Fábio,Marcela e Mariana P. )

Fonte: http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/ciencias/zoologico/anta.htm

18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



Porque do 18 de Maio?
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual foi criado em 2000, pela Lei Federal N°. 9970/00. Esta data foi escolhida, pois neste mesmo dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso, que comoveu todo o país e em 2008 completa 35 anos, permanece impune.
Há oito anos a sociedade civil e o poder público organizam atos em todo o Brasil para marcar esse dia, conhecido como Show pela Vida, Contra a Violência.

VALQUÍRIA CORDEIRO

Amo-te
Com zelo,
com apego,
com ternura.
Com sinceridade,
de verdade e com toda doçura.
Amo-te
E tua alma me seduz
e me enche de uma luz sem fim.
Seus gestos me salvam,
me acalmam.
–És tudo pra mim!
Amo-te
Assim,
porque não posso
amar-te de diferente.
Amo-te na simplicidade,
sem maldade...
Sem seu amor sou doente.
Amo-te
Porque também me amo...
És minha outra metade
e minha alma gêmea,
Nos completamos sempre,
sua metade me invade...
E eu por você chamo.
Amo-te
Intensamente,
sem preconceitos,
em você não encontro defeitos,
apenas amor.
Sua paz me alegra,
me integra,
se supera em tudo.
(Valquíria Cordeiro)

Ferina "Sue"


SAUDADE
Saudade
que me acompanha,
que não me abandona...
Saudade,
minha companheira,
há muito não se vai
porque ele não vem...
*Ferina "Sue"



"Amar os outros é a única salvação individual

que conheço: ninguém estará perdido se der

amor e às vezes receber amor em troca."

Clarice Lispector

(A descoberta do mundo)

Charles Dickens


“Só peço para ser livre.
As borboletas são livres.”
Charles Dickens

Amor sem freio


Amor sem freio
Encilha teu cavalo alado
E propaga este amor à galope pelo infinito
Mas, deixa este amor livre.
Não lhe apertes o arreio
Não o puxes pela rédea
O amor não gosta de freio
O amor prefere andar solto
Ainda que às vezes, revolto
Não o deixes exposto à maldade
do fuxico alheio.
O amor quer certeza
Quer a verdade, nua e crua
Ainda que doa.
Ama assim, e faz deste amor o espelho da tua vida.
O reflexo da liberdade jamais mascara o galope do amor.
(Jeanete Ruaro)

Pablo Neruda


Se cada dia cai,
dentro de cada noite,
há um poço
onde a claridade está presa.
há que sentar-se na beira
do poço da sombra
e pescar luz caída
com paciência.
-Pablo Neruda-

EDGAR RADINS


As paredes manchadas do casarão
já não parecem tão manchadas assim.
Tem na verdade o frescor
que os anos trouxeram.

Tem os vincos e os sulcos que re revestem
e dão aquela sensação de leveza e serenidade
que somente o tempo sabe moldar.
Envelhecer é manter as cores novas
mesmo que a tinta seja velha
dosando os tons e matizes
ao verdadeiro sabor dos anos.
É como um velho barril de carvalho
a exalar o cheiro do vinho
que nos transporta ao gosto ímpar
como se esse escorrece em nossas bocas.
(Edgar Radins.)

Fragilidade

Fragilidade
Fale baixo...
a dor acaba de dormir.
Neste momento,
preciso de uma alma mentirosa,
piedade caridosa,
que só fale o que quero ouvir ...
( Mariléa Rezende )

NENECA BARBOSA


Ao Meu Amigo!
A bro os braços envolvendo
O meu amigo querido.
M uitas lembranças nos chegam
E juntos nossas histórias contamos
U ma a uma bem vivida.
A mparando-nos mutuamente
M aravilhas realizamos
I maginações tivemos
G uarida sempre demos para o
O utro em desalento.
(Neneca Barbosa)

CARLO MAGNO


AMIGA GRACIELA
Que seus sonhos sejam realizados
e sua noite de muita paz...
A amizade é uma combinação
sempre crescente de pensamentos,
sonhos, virtudes, felicidade e alegrias
-CARLO MAGNO-

CARLO MAGNO


GRACIELA...
Você me trouxe alegria e prazer
Deixo flores por mania
Escrevo por não te ver
Mas pressinto sua empatia
-CARLO MAGNO-

MUDANÇA



MUDANÇA
“Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém.”
- (Lucas, cap. 9, v. 53.)
Digna de nota a presente passagem de Lucas. Reparando os samaritanos que Jesus e os discípulos se dirigiam a Jerusalém, negaram-se a recebê-los.Identificaram-nos pelo aspecto.
Se fossem viajores com destino a outros lugares, talvez lhes oferecessem hospedagem, reconforto, alegria...
Não se verifica, até hoje, o mesmo fenômeno com os verdadeiros continuadores do Mestre?Jerusalém, para nós, simboliza aqui testemunho de fé.
E basta que alguém se encaminhe resolutamente a semelhante domínio espiritual, para que os homens comuns, desorientados e discutidores, lhe cerrem as portas do coração.
Os descuidados, que rumam na direção dos prazeres fáceis, encontram imediato acolhimento entre os novos samaritanos do mundo.
Mulheres inquietas, homens enganadores e doentes espirituais bem apresentados possuem, por enquanto, na Terra, luzida assembléia de companheiros.
Todavia, quando o aprendiz de Jesus acorda na estrada humana, verificando que é indispensável fornecer testemunho da sua confiança em Deus, com a negação de velhos caprichos, na maior parte das vezes é constrangido a seguir sem ninguém.
É que, habitualmente, em tais ocasiões, o homem se revela modificado.
Não dá a impressão comum da criatura disposta a satisfazer-se.
É alguém resolvido a renunciar aos próprios defeitos e a anulá-los, a golpes de imenso esforço, para esposar a cruz redentora que o identificará com o Mestre Divino.
Por essa razão, mesmo portas a dentro do lar, quase sempre não será plenamente reconhecido, porque seu aspecto sofreu metamorfose profunda ...
Ele mostra o sinal de quem tomou o rumo da definitiva renovação interior para Deus, disposto a consagrar-se ao eterno bem e a soerguer seu coração no grande caminho da libertação.
EMMANUEL(Fonte Viva, 175, FCXavier, FEB)
Paz e Luz
Graciela

Arnaldo Massari

VERDADE OU POESIA?

Se você souber, diga quem criou a mulher!
O nosso viver dela desponta,
No contraponto da sua grandeza.
Figura comum e rara, que nos apara desde o nosso nascer.

Instigante e insinuante que, no seu anverso e no seu reverso,
Se divide, se multiplica, se identifica.
Mulher-namorada, Mulher-mãe, Mulher-avó.
Sonhadora, soberana, matriarca.

Somos a sua conquista,
Conquistados pelas suas grandiosas virtudes.
Na prova e no prover, a firmeza do seu Ser.
Como esposa, é meeira - como avó, é inteira.

Difícil é saber expressar toda a sua energia e querer,
Em perdão, sofrimento e vitória.
Glória das graças em todas as raças.
Fascínio de uma convivência, de uma bem-querência.

Mulher, sentimento inato.
Mulher vítima, jamais algoz.
Perdoe em tardio, mas em irreversível, o arrependimento
Pelos terríveis enganos de direito e de preconceito.

Todo o preito às muitas idades, bondade dos seguidos viveres,
Onde os cuidados e os deveres sempre foram as constantes.
Magnífica criatura ainda injustiçada por dogmas e atrasos culturais,
Mas, sem dúvida, o grande expoente da Existência.

A você, mulher em forte, a quem o destino trouxe a sorte de sozinha se conduzir,
No seu etéreo legado de guardiã, estenda a mão à outra irmã,
Nesse eterno solidário, no grande relicário,
De ser simplesmente Mulher!
(Arnaldo Massari)

Tadany


Lacônico sobre a vida

Na ilusória ignorância da morte
Passam-se os anos
Na esperança de uma eterna vida
Adiam-se a consecução dos planos

No entanto

Assim como o sol sempre brilha
A morte sempre chegará
Assim como um ciclo sempre fecha
A vida um dia acabará

Então

Viva com a morte ao seu lado
Morra com vida em seu coração
Labute para ter tudo realizado
Caminhe na senda da evolução.
(Tadany – 08 04 05)

a song that sings butterflies


há borboletas dentro de minha cabeça, querendo sair a

qualquer custo. não as importa o escuro de dentro, mas esse

som que não é música – um ruído que azul as faz flutuar porto

das as possibilidades incontornáveis de dor.

há borboletas se debatendo dentro de minha cabeça.

e não sei o que fazer. hoje elas já amanheceram assim. as

borboletas me olham azuis, as borboletas nascem azuis.

nascem da fragilidade feito a fragilidade fosse flor e não o fim.

a ternura são todas as pétalas do jardim. as borboletas são

entrega de sol ao lago. são sins, são nãos, são talvez.

sins decisnes em não de noites, talvez a tez que têm todas as flores.

as borboletas, só o que há entre o início e fim dos beijos denós dois.

(Fernando Koproski)

O dia da minha morte


O dia da minha morte
Quando eu morri
Era tarde de domingo
A morte chegou e me disse
Vamos, você está tão lindo!
Quando eu morri
O sol se pôs como sempre
Nada mudou no mundo
Pelo menos que eu me lembre
Quando eu morri
Era uma tarde vazia
A morte então me disse
Vamos, um dia será poesia
Quando eu morri
Setembro desenhava cores no tempo
Os livros recontavam a história
Sobre mim restou só memória
(Célio Martins)

RENATA CORDEIRO


OLHOS ASTRAIS
Se Deus, um dia,
as nascentes de luz, enfim, cegasse,
todo o universo se deslumbraria
com os olhos que alindam tua face.
Mas se – cheio de enfados pesarosos
por tal blasfêmia – os teus olhos formosos
Deus te arrancasse,
para que o mundo, assim, com a alvorada
dessas pupilas não se deslumbrasse,
mesmo querendo,
Deus não poderia
estender toda a noite sobre o nada,
porque inda o mundo se deslumbraria
com a recordação dessa mirada!
(JOSÉ P. H. HERNÁNDEZ -1892-1922)
Tradução de RENATA CORDEIRO

RENATA CORDEIRO


LÊ E RECONHECE-TE A TI MESMA!
BALADA DAS DEUSAS DO NOSSO TEMPO
Ei, diga-me onde, em que país,
Está Elaine, a interiorana?
E Renata, aloirado lis,
Prima da valente Dryana?
A que a Paris foi, qual cigana,
Para não voltar nunca mais,
Roxane, a tal pernambucana?...
Onde estão as deusas mortais?!
Daise, a quem o mundo mal quis,
E Márcia, que a ela se irmana,
Denise e Felícia infeliz?
Neide, a sábia, e a meiga Adriana,
Cujas asas aeroplanas,
De comissárias siderais,
Perderam nesta Terra humana?...
Onde estão as deusas mortais?!
Laura, Ieda, Tânia, Laís,
Mônica, Solange, Diana
*?
Magda, Adri, Paulas, Beatriz,
Inês, Déboras, Lilianas?
Tarcila, Alice, Eliane, Anas,
Conceição, Dunia, Rose, as tais,
Onde estão, Mulher Soberana?...
Onde estão as deusas mortais?!
Oferenda
Pobre homem, não perca as semanas
Com perguntas tão surreais,
Guarde o refrão, que não o engana:
Onde estão as deusas mortais?!
(Paráfrase de François Villon feita por Renata Cordeiro em 19/02/2003)

sábado, 17 de maio de 2008

Para a manhã




Rosa acordada, que sonhaste?

Nas pálpebras molhadas vê-se ainda

Que choraste...

Foi algum pesadelo?

Algum presságio triste?

Ou disse-te algum deus que não existe

Eternidade?

Acordaste e és bela:

Vive!

O sol enxugará esse teu pranto

Passado.

Nega o presságio com perfume e encanto!

Faz o dia perfeito e acabado!

In "Nihil Sibi" de Miguel Torga


Fechei meus olhos
Enquanto escrevia;
Abri a alma... com calma
E pedi cantando:
- Vem poesia!
Meus lábios tremeram...
meu corpo ferveu
A pele rosada...
a mão inspirada
E o verso nasc[eu]!
_Cáh Morandi_

VALQUÍRIA CORDEIRO


ART LETÍCIA STERN

VALQUÍRIA CORDEIRO


ART BY TEREZINHA IRINEU