sábado, 17 de maio de 2008

Dia 17/05/1858 - 17/05/08 - 150 Anos - Aniversário de Santa Maria/RS


(Foto da Santuário Basílica da Medianeira)

Localizada na região centro do estado e rodeada pelo sinuoso perfil de montanhas da Serra Geral, Santa Maria é conhecida como o coração do Rio Grande do Sul.
Distante 290 quilômetros de Porto Alegre, é uma cidade de fácil acesso, tendo ligação rodoviária direta com todos os principais pontos de estado.
A população é de cerca de 250 mil habitantes fixos e mais uma população flutuante de aproximadamente 30 mil pessoas, formada principalmente por militares e estudantes.
Principal pólo comercial e de serviços da região centro, Santa Maria, além de compras, oferece muitas outras atrações para o visitante como: Show, cinema, turismo religioso e muitas belezas naturais.
Parabéns, Santa Maria!


(Foto Morro da Antena)
História
Os mais antigos moradores de Santa Maria dos quais se tem conhecimento, eram os índios Minuanos, que habitavam uma região do município conhecida como Coxilha do Pau Fincado - mais para a região da campanha - e os Tapes, em maior número, que viviam na serra.
Em 1777 Portugal e Espanha assinam o Tratado Preliminar de Restituições Recíprocas, que previa a devolução de terras ocupadas ilegalmente por ambas as partes. O Guarda de Santa Maria ficava na fronteira entre as terras dos dois países.
Entre março e abril de 1787 uma comissão mista (espanhola e portuguesa) passa pela região onde atualmente situa-se Santa Maria. O atual território santa-mariense foi dividido em sesmarias. A parte onde se encontra a cidade hoje em dia foi dada a Francisco de Amorim que logo a vendeu ao Padre Ambrósio José de Freitas. A chamada 1ª Subdivisão da Comissão Demarcadora de Limites da América Meridional chefiada pelo engenheiro e astrônomo José Saldanha segue adiante até Santo Ângelo.
Diante de desentendimentos em relação aos limites dos dois territórios e da desavença com o comissário espanhol, D. Diogo de Albear, em 1797, a 2ª Subdivisão Demarcadora, sob comando do Coronel Francisco João Róscio retorna para Santa Maria.
Montam acampamento onde atualmente fica a Praça Saldanha Marinho e a Rua do Acampamento. Especula-se que a comissão mais outros que vieram das imediações somavam cerca de 400 pessoas, no pequeno povoado.
O acampamento fica conhecido por Acampamento de Santa Maria, mais tarde soma-se Boca do Monte ao nome, apelido dado pelos espanhóis, por ficar na entrada da serra que leva a São Martinho. Onde ficavam os ranchos dos demarcadores surgiu a Rua São Paulo (hoje conhecida por Rua do Acampamento) e pouco depois surgiu a Rua Pacífica (depois chamada Rua do Comércio e atualmente Rua Dr. Bozano) que levava ao Passo da Areia.
Em 1828 chega o 28º Batalhão de Estrangeiros, composto por alemães assalariados para lutar contra os orientais na Guerra Cisplatina, isso intensifica o povoamento da região. Após a dissolução da tropa, muitos militares optaram por ficar em Santa Maria, atraindo colonos de São Leopoldo e região e iniciando o ciclo de colonização germânica. Santa Maria foi elevada à condição de Vila, separando-se de Cachoeira do Sul, em 1857. O município foi criado em 16 de dezembro de 1857 e instalado em 17 de maio de 1858.
(Fonte: http://www.santamaria.rs.gov.br/index.php?secao=perfil_historia

0 comentários: