sábado, 19 de abril de 2008

Lya Luft



A alma do outro mundo
“A alma do outro é uma floresta escura”, disse o poeta Rainer Maria Rilke, meu único autor de cabeceira.A vida vai nos ensinando quanto isso é verdade. Pais e filhos, irmãos, amigos e amantes podem conviver décadas a fio, podem ter uma relação intensa, podem se divertir juntos e sofrer juntos, ter gostos parecidos ou complementares, ser interessantes uns para os outros, superar grandes conflitos – mas persiste o lado avesso, o atrás da máscara, que nunca se expõe nem se dissipa.
Nem todos os mal-entendidos, mágoas e brigas se dão porque somos maus, mas por problemas de comunicação. Porque até a morte nos conheceremos pouco, porque não sabemos como agir. Se nem sei direito quem sou, como conhecer melhor o outro, meu pai, meu filho, meu parceiro, meu amigo – e como agir direito? Neste momento escrevo, como já disse, um livro sobre o silêncio. Começou como um ensaio na linha de O Rio do Meio e Perdas & Ganhos, mas acabou se tornando um romance, em pleno processo de elaboração. Isso me faz refletir mais agudamente sobre a questão da comunicação e sua por vezes dramática dificuldade, pois nos mal-entendidos reside muito sofrimento desnecessário.
Amor e amizade transitam entre esses dois “eus” que se relacionam em harmonia e conflito: afeto, generosidade, atenção, cuidados, desejo de partilhamento ou de vida em comum, vontade de fazer e ser um bem, e de obter do outro o que para a gente é um bem, o complicado respeito ao espaço do outro, formam um campo de batalha e uma ponte. Pontes podem ser precárias, estradas têm buracos, caminhos escondem armadilhas inconscientes que preparamos para nossos próprios passos em direção do outro. O que está mergulhado no inconsciente é nosso maior tesouro e o mais insidioso perigo. Pensar sobre a incomunicabilidade ou esse espaço dela em todos os relacionamentos significa pensar no silêncio: a palavra que devia ter sido pronunciada, mas ficou fechada na garganta e era hora de falar; o silêncio que não foi erguido no momento exato – e era o momento de calar.
Mas, como escrevi várias vezes, a gente não sabia. É a incomunicabilidade, não por maldade ou jogo de poder, mas por alienação ou simples impossibilidade. Anos depois poderá vir a cobrança: por que naquela hora você não disse isso? Ou: por que naquele momento você disse aquilo?
Relacionar-se é uma aventura, fonte de alegria e risco de desgosto. Na relação defrontam-se personalidades, dialogam neuroses, esgrimem sonhos e reina o desejo de manipular disfarçado de delicadeza, necessidade ou até carinho. Difícil?
Difícil sem dúvida, mas sem essa viagem emocional a existência é um deserto sem miragens. No relacionamento amoroso, familiar ou amigo acredito que partilhar a vida com alguém que valha a pena é enriquecê-la; permanecer numa relação desgastada é suicídio emocional, é desperdício de vida. Entre fixar e romper, o conflito e o medo do erro.
Somos todos pobres humanos, somos todos frágeis e aflitos, todos precisamos amar e ser amados, mas às vezes laços inconscientes enredam nossos passos e fecham nosso coração. A balança tem de ser acionada: prevalecem conflitos ásperos e a hostilidade, ou a ternura e aqueles conflitos que ajudam a crescer e amar melhor, a se conhecer melhor e melhor enxergar o outro? O olhar precisa ser atento: mais coisas negativas ou mais gestos positivos? Mais alegria ou mais sofrimento? Mais esperança ou mais resignação?
Cabe a cada um de nós decidir, e isso exige auto-exame, avaliação. Posso dizer que sempre vale a pena, sobretudo vale a pena apostar quando ainda existe afeto e interesse, quando o outro continua sendo um desafio em lugar de um tédio, e quando, entre pais e filhos, irmãos, amigos ou amantes, continua a disposição de descobrir mais e melhor quem é esse outro, o que deseja, de que precisa, o que pode – o que lhe é possível fazer.
Em certas fases, é preciso matar a cada dia um leão; em outras, estamos num oásis. Não há receitas a não ser abertura, sinceridade, humildade que não é rebaixamento. Além do amor, naturalmente, mas esse às vezes é um luxo, como a alegria, que poucos se permitem.
Seja como for, com alguma sorte e boa vontade a alma do outro pode também ser a doce fonte da vida.
(Lya Luft)
“… acho que a vida é um processo…
É como subir uma montanha.
Mesmo que no fim não se esteja tão forte fisicamente,
a paisagem visualizada é melhor”
(Lya Luft)

Lya Luft

Segundo poema da cega

Homens são passos, e mulheres vozes
que se aproximam, param e se esquivam
sem criar raízes nesta treva.
Beijam-se às vezes como num murmúrio
e eu aperto meus lábios solitários
para depois, num mundo só de beijos,
pousar as mãos sobre meus olhos mortos
para que baixe nesses desamados
algum carinho, o medo.
(Lya Luft)

Lya Luft



VIDA
A vida não está aí apenas para ser suportada ou vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada.Não é preciso realizar nada de espetacular. Mas que o mínimo seja o máximo que a gente conseguiu fazer consigo mesmo.
(Lya Luft)

JENÁRIO DE FÁTIMA


JANE ROSSI


LUZ


VALQUÍRIA CORDEIRO


VALQUÍRIA CORDEIRO


VALQUÍRIA CORDEIRO


VALQUÍRIA CORDEIRO


VALQUÍRIA CORDEIRO


VALQUÍRIA CORDEIRO


Dia do Índio



História do Dia do Índio, comemoração, 19 de abril, criação da data, cultura indígena
História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e Importância da data Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Oração da causa indígena


Pai-Mãe da Terra e da Vida,
Deus Tupã de nossos pais e mães,
Venerado nas selvas e nos rios,
No silêncio da lua e no grito do sol:
Pelos altares e pelas vidas destruídas
Em teu nome, profanado,
Nesta nossa Abia Yala colonizada,
Te pedimos que fortaleças
A luta e a esperança dos povos indígenas
Na reconquista de suas terras,
Na vivência da própria cultura,
Na fruição da autonomia livre.
E dá-nos (a nós, neocolonizadores)
Vergonha na cara e amor no coração
Para respeitarmos esses povos-raiz
E para comungar com eles em plural
Eucaristia.Awere, Amém, Aleluia!
(de Dom Pedro Casaldáliga)
Repasse com os devidos créditos.

POEMA DO ÍNDIO. (19 de Abril- Dia Internacional do Índio)



O Índio dormia olhando as estrelas,
Ele se apaixonou, então, pela mais bela delas,
E com o seu coração na mão pediu para a palmeira mais alta.

Palmeira, Palmeira me leva pro céu?
Palmeira cresceu ainda mais,
E levou o Índio, banhado em paixão, coragem,
Subindo para uma última viagem,
Para a estrela mais bela, seu único e verdadeiro amor.
(Fábio Terra)
Dia Internacional do Índio...

PRODUÇÃO ROBERTO (Camiseta Aniver)



sexta-feira, 18 de abril de 2008

Geralda Aparecida Nogueira (GÊ)


FLOR


Mario Quintana


A preguiça é a mãe do progresso.
Se o homem não tivesse preguiça de caminhar,
não teria inventado a roda.
(Mário Quintana)

VALQUÍRIA CORDEIRO


Por você...
É por você que eu escrevo...
Já que vejo em seus gestos,
Muito amor sincero...
E em suas palavras,
Um néctar especial,
Tudo que preciso...
Tudo que espero...
É por você que eu escrevo...
Já que sinto da suas mãos,
Um infinito afeto,
Um grandioso zelo...
E em seus carinhos,
Toda dedicação...
É por você que escrevo...
Já que percebo em seus olhos,
Muita paixão...
E em seu desejo muito jeito,
Pra me amar...
É por você que escrevo...
Por que me sinto amada,
E sendo eu apaixonada,
Escrevo por você...
(Valquíria Cordeiro)

VALQUÍRIA CORDEIRO


Trama...
Minha pele transpira,
Seu perfume...
Meu corpo provoca,
O seu ciúme,
Minha boca procura,
Seus beijos...
Numa trama de paixão,
Amor e desejos.
(Valquíria Cordeiro)

Richard Bach




Tudo que é necessário

para realizar um vôo suave

e fácil é voar solto e despreocupado.

(Richard Bach)

VALQUÍRIA CORDEIRO


Você é minha poesia...
Seu sorriso são versos,
que alegram meu coração,
seus olhos partituras que,
me enchem de emoção.
Sua voz, são sonetos,
que me aliviam a dor...
Suas carícias, são rimas,
que me falam de amor.
Seus gestos me revelam,
as palavras, sintonias e,
toda entonação.
E sua alegria faz,
sensível meu coração.
É por você , que eu escrevo,
você é minha inspiração.
Seu abraço é meu aconchego,
meu começo , meio e fim...
Você é minha poesia, feita só pra mim.
(Valquíria Cordeiro)

MARTA PERES


“Amiga”
Gosto de você!
Gosto das coisas simples,
do seu sorriso doce, gosto
pois é delicada e meiga,
bondosa e amiga.
Você é como águas claras,
flores do campo e rosas embotão,
você é amável e sincera!
Vive na simplicidade e seu coração
é manso.
Faz poesia amando as rimas,
tecendo letra por letra, entrelaçando
sonhos, quimeras, ilusões...
Seus olhos mostam a esperança,
fulguram como luz escondendo a dor
que carrega no coração, dor que é só sua
e não divide, guarda com emoção.
Ama incondiscionalmente! Vive para o lar!
Suas mãos abençoadas têm sempre um gesto
de carinho, sua alma arde na mais pura poesia!
(Marta Peres)

VALQUÍRIA CORDEIRO


Não se vá...
Muitas vezes sinto meu coração mudo,
Quieto, num silencio profundo,
Tentando sentir você...
Quando você chega, meu coração,
Alegra-se, pula feliz e se entrega,
A doce magia de viver...
Quando você se ausenta de mim...
Eu entristeço-me, sim!
Mas meu coração chora e com nada se consola,
Até parece ser o fim...
Mas hoje quando você chegou foi diferente...
Meu coração de tão contente, chorou de felicidades.
E morrendo de medo, de sentir novamente saudades,
Fez-me um pedido.
Pediu-me pra eu nunca mais deixar você ficar ausente.
(Valquria Cordeiro)

Mário Quintana



"Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você. O segredo é não correr atrás das borboletas...É cuidar do jardim para que elas venham até você"
(Mário Quintana)

Tori Amos



(...)
Apetece-me um lugar onde me possa comover, uma janela para o (teu) mundo, onde possa chorar a alegria de te ver. De olhos despertos para um coração desmantelado. Preciso arder contigo, quero o teu rosto junto ao meu, outra vez. Numa dança qualquer. Deixa-me afogar na doçura deste erro. E desculpa (esta insistência cega que geme baixinho) se te levo comigo.
(Tori Amos)

VALQUÍRIA CORDEIRO


Perdoe-me...

Perdoe-me por amar-te de repente,
Esquecendo-me que o amor é troca,
E eu egoísta pensei em mim somente,
Fazendo questão da sua atenção devota...

Perdoe-me por não ter compreendido,
Que o amor acima de tudo é respeito,
E por uma vaidade desmedida,
Ter apunhalado o seu peito...

Perdoe-me por ser essa criança,
Tão carente dos carinhos seus,
Por não ter acatado a confiança,
Que você sempre mereceu...

Perdoe-me ainda, por amar-te demais,
E num momento confuso com esse amor,
Dizer-te coisas banais,
Causando em nós uma imensurável dor.

Mas só quem ama como eu é capaz,
De quantas vezes for preciso,
Pedir-te perdão uma vez mais,
Pra ter você comigo...
_Sempre!
(Valquíria Cordeiro)

VALQUÍRIA CORDEIRO



Voa...

Voa pensamento...
Vai encontrar o meu amor,
Diga a ele que estou aqui,
Olhando pro céu,
Contemplando as estrelas,
Contando os dias e as horas...
Esperando por cada segundo,
A sua chegada.
(Valquíria Cordeiro)

VALQUÍRIA CORDEIRO



Vestido de noiva

No armário camuflado,
Vejo um vestido de noiva,
todo amarelado.
Hoje todo rejeitado, amassado,
Deixado de lado.
Nem se parece com o mesmo,
Que vestiu madame Filó.
No dia do seu casamento,
Ela que era só contentamento
Usou o vestido perfeito
De um branco descomunal
E beleza sem igual
Era toda formosura...
Quando tudo terminou,
E seu lindo vestido guardou...
Não teve mais tempo para contempla-lo.
Cada ano um filho chegava,
Em apuros cada dia mais ficava,
Nem tinha tempo pra pensar...
Depois de anos,
Filó quis ver seu vestido,
E correndo foi experimenta-lo...
Foi aí que Filó percebeu,
Que era impossível entrar,
no mesmo vestido que foi seu,
no dia em que a mais linda se elegeu.
Toda nervosa , Filo ainda disse prosa;
“Esse vestido por certo encolheu”...
(Valquíria Cordeiro)

Rumi


"No inverno,
os ramos nus
que parecem dormir
trabalham em segredo,
preparando-se para a primavera."
(Rumi )

JANE ROSSI


Bom dia!

Bom dia...dia
Bom dia... vida
O sol recria
Nova investida


Que bom viver
Sentir a vida
Poder rever
Gente querida


Ouvir o som
Sentir o cheiro
Ai como é bom
Ver meu canteiro


Olhar as flores
Ver meus amores
Sentir o amor
Esquecer a dor
(Jane Rossi)

Lou de Olivier


O TEMPO E OS FUNERAIS
O tempo que tudo apaga
E a todos arrasta
Que a beleza estraga
E torna impura a jovem casta...
Esse tempo comanda o vento
E tudo o que há na natureza
Seca a vida a cada momento
Deixa a morte como única certeza...
Cada segundo que se vai
Não volta mais em tempo algum
É sempre o vento que atrai
E repele sem remorso nenhum...
Família, amor, trabalho
Tudo o que se vive aqui
O tempo condensa no orvalho
Resta uma essência a reluzir...
Lágrimas, dores, perdas:
É sempre igual
Mudam só cenário e personagens
E assiste o soberano temporal
A mais uma das últimas viagens...
Da vida então resta nada
Os mortos viram antepassados
Só resta uma data comemorada
O tempo anuncia: É dia de finados...
( Lou de Olivier)

Cora Caralina



"Se a vida fosse tão simples
quanto um desenho colorido
eu vivia lá, na ponta do arco-iris,
brincando com duendes e fadas.
Sonhando sem ser acordada.
Acordando com um suspiro
e um espreguiçar de gato...
Mas ela é complicada e,
pasmem, eu acordo igual."
(Cora Coralina)

Madalena Félix


A Vida
A vida é uma estrada
com tantos tropeços
que, muitas vezes,
é preciso
que nos seguremos
aos galhos
de nossos sonhos,
para não cairmos
nas poças da depressão.
Os espinhos,
como serpentes,alastram-se
à beira do caminho
tentando nos picar
de todas as maneiras.
Com cuidado,
deles temos que nos desviar
para que não nos firam
os sentimentos.
Além dos sonhos,
temos necessidade
de aos ramos da fé,
nos agarrarmos,
aspirarmos o perfume
das flores da esperança
e mergulharmos
nas águas da perseverança,
para chegarmos,
com a alma intacta,
à linha de chegada
ou seja, o final
dessa rodovia repleta
de perigosas curvas
que nos é apresentada
pelo destino.
(By Madalena Félix)

Vania Staggemeier


JOGO OU VERDADE!!!
Deves achar complicado...
Quando mesmo brincando digo TE AMO...
Sei... Mas quem disse que o amor...
Seria só de encontros...
Os desencontros existem...
E nos levam por outros caminhos...
Mas mesmo brincando...
Eu digo... TE AMO...
E ao ler-te em suas palavras...
Eu me encontro...
E tentando lhe prender me perco...
Em desencontros brinco falo sério...
E você não me entende...
Não brinca e nem me leva a sério...
Na vida nada é seguro...
O amor é um jogo...
Poderemos ganhar ou perder...
Mas é necessário jogar...
E o coração será o ganhador...
Ou o perdedor... Será...
Vamos arriscar sem medo de ser feliz...
(Vania Staggemeier)

NENECA


Meu Sertão
Meu sertão Nordestino
Tão forte, mas tão sofrido
Enfrenta firme seu destino
Pelo o céu é assistido.
Seu clima diversificado
De heterogênea vegetação
Pela seca maltratado
Na paisagem, há mutilação.
O sertanejo em preces clama
Pra Deus ouvir o seu lamento
Acender de novo sua chama
Mandar chuva naquele momento.
Enfrenta as adversidades
Com muita determinação
Desenvolve habilidades
Criadas pela imaginação.
A chuva cai, renasce o sertão
No solo fértil brota semente
Crescendo verdejante a plantação
Vida feliz, no oásis novamente.
(Neneca)
João Pessoa, 15/04/08

João Carlos



FELICIDADE
Dê um beijo, um abraço
um passo em minha direção
aproxime-se sem cerimônia
não conte o tempo de se dar.

Liberte um sorriso imenso
olhe-me nos olhos,
respeite uma lágrima
afague meus cabelos,
segure minha mão
convide-me para um passeio
ofereça um sorvete,
sugira um livro ou um filme.

Lembre-se de um caso - Ache graça
ouça minha história
faça uma surpresa,
traga uma flor.

Pergunte: Como vai? Que há de novo?
Diga de vez em quando: Desculpe, obrigado,
não tem importância. Que se há de fazer?
Tente alguma coisa.
Por favor, tente de alguma maneira,
e não se espante, se a pessoa mais feliz, for VOCÊ!!
(João Carlos)

JANE ROSSI


“Transformação”
Além da vida, é mistério
Minha mente vive a buscar
Dentro do mundo obscuro
Vivo sempre a idealizar.
Voando alto como a águia
e sem medo, busco longe
no infinito de minha alma
Fujo deste mundo sem cor.
Quero da vida, o colorido
O sonho, a magia, o amor
Ver o sorriso adormecido
Esquecer que existe dor.
Vou pincelar o meu mundo
Pintar como se fosse uma tela
Reescrever minha vida
Assim como fotonovela.
(Eliza Gregio e Jane Rossi)

SANDRA ALMEIDA


Sedução
Um vinho leve
quarto vermelho
carmim...
Caio em mim,
enroscando
__em nós!
(Sandra Almeida)

Cecilia Meireles


É preciso não esquecer nada:
nem a torneira aberta

nem o fogo aceso

nem o sorriso para os infelizes

nem a oração de cada instante.


É preciso não esquecer de ver a nova borboleta
nem o céu de sempre.

O que é preciso é esquecer o nosso rosto,
o nosso nome, o som da nossa voz, o ritmo do nosso pulso.
O que é preciso esquecer é o dia carregado de atos
a idéia de recompensa e de glória.
O que é preciso é ser como se já não fôssemos,
vigiados pelos próprios olhos
severos conosco, pois o resto não nos pertence.
(Cecília Meireles)

André Luiz



Quem diz que ama e não procura
compreender e auxiliar,
nem amparar e servir,
não saiu de si mesmo ao encontro
do amor em alguém.
(André Luiz)

GUSTAVO DRUMMOND


DECLARAÇÕES
Com você sonhava
A ti queria
Pedia aos céus
Por sua vinda,
Homem tão lindo,
Paixão que dura
Na alma
Te criei
No corpo
Tatuei
Recriei
Encravado,
Dilapidado
Todo paixão.
Todo desejo.
Todo amor.
Assim sonho,
Assim quero
Peço ao céu
Que venha,
Meu poeta.
Meu amante,
Com versos de amor
A cantar pra mim:
"Mulher tão linda,
Tão cedo ainda,
Rosa rosa,
Branco jasmim,
Acácia, cheia de graça,
Te quero pétalas,
Aroma, textura,
Visões concretas,
Paixão que dura,
Te quero mulher
Fera suave,
Bela intensa,
Sutil, ávida,
Tudo que pensa;
Eu penso em ti.
Seu jeito, sem jeito,
Seu recato,
Meu retrato.
Pudor incontido,
Amor definido
Meu antes,
Infinito.
Semente do amor,
Que brotou em mim.
Planta frutífera,
Pêra mais doce,
Duas pêras,
A olhar pra mim."
(Clau Assi e Gustavo Drummond)

JENÁRIO DE FÁTIMA


Censura
Nálguma noite quando o sono falta
E o olhar passeia em todo quarto escuro.
Em meu resmungar, ansejo, procuro
Só uma razão pra angustia que me assalta.
Porque tanta ânsia se impõe e se exalta
Quando já me sinto assim tão maduro?
Seria o reflexo em trabalhar duro
No desalento de uma vida malta?
Sei não!...sei apenas que nestes dias meus
A agonia faz-se como um castigo
E creio a soma ser de uns tempos ateus,
Em que me via um Rei e não busquei abrigo,
E agora quando eu quero falar com deus,
Eu acho que Deus não quer falar comigo
(Jenário de Fátima)