segunda-feira, 2 de junho de 2008

Tadany



Forma numen habet *

Existem infinitos símbolos distintivos presentes no quotidiano da humanidade que sempre foram causadores das mais estonteantes, intensas e prazerosas sensações por suas características peculiares e sui generis. No entanto, nenhum deles tem tido tanta intensidade, vivacidade e influência nos nossos hábitos, nas nossas percepções e nas nossas valorizações como a beleza.

A beleza, na sua ampla concepção e sem adentrar a subjetividade de sua análise, percepção e valorização, tem o esplêndido anseio de representar a qualidade da forma, das linhas e da estrutura da alma perfeita que todo o ser humano deveria ter a capacidade de manifestar, tanto dentro de si como fora, em cada aspecto de sua vida.

E, para tanto, o homem tem buscado audaciosamente encontrar e, quando possível, desenvolver as bases da fórmula da beleza em tudo ao seu redor. Tal princípio nos demonstra que a beleza é uma simétrica, quase inatingível, proporção entre balanço e harmonia, isto é, balanço entre a força e a forma, o masculino e o feminino, o ativo e o passivo, a falta e o exagero casados com uma estrutura que produz alegria, satisfação e emoção e, ademais, a harmonia é refletida na rigorosa relação e proporção entre muitas partes formadoras do belo que, conjuntamente, levam à grandiosidade da unidade, isto é, o ser ou coisa completa.

A manifestação da beleza está presente em muitas partes de nossas vidas, por exemplo, no mundo das artes, da pintura, da escultura e da arquitetura, a beleza é subjetiva e condicionada ao entendimento inconsciente que cada pessoa possui das leis de harmonia e proporção e, neste caso, ela abre alas para muitas sensações do que é majestoso para o ser humano.

Além disso, a beleza pode ser assimilada por meio de todos os sentidos, ou seja, por meio do ouvido quando apreciamos o puro prazer de uma música que admiramos, ou quando unimos tal sentido à percepção visual por meio de um concerto, uma ópera, um ballet ou um show, como também mediante várias outras expressões artísticas como teatro, cinema, dança ou espetáculos do esporte.

Ademais, o ser humano ainda possui a indelével e mágica capacidade de manifestação, transcrição e transformação do todo em símbolos que auxiliam a experimentar o prazer, a formosura e a grandiosidade da imaginação e da intelectualidade quando ele plasma suas lucubrações por meio da alquimia das palavras escritas.

Não obstante, todos os meios acima citados, é de vital importância lembrarmos que também existe a beleza de desempenhos superlativos, os quais são um pouco mais sutis e que emergem por meio da criatividade humana casada com a sabedoria, ainda que a linha entre criatividade e sabedoria seja muito tênue, elas são um casamento edificante entre ciência e beleza que vem por meio da inspiração quando verdadeiros cientistas utilizam sua capacidade cognitiva e sensitiva para penetrar nos mistérios desconhecidos da natureza e, como resultado, conseguem entender e conceber as leis da natureza que governam a nossa existência física e que servem para o melhor entendimento e evolução da vida humana. Somado a isto, existem também os cientistas e inovadores que, baseados nas leis que nos governam, criam as gloriosas novas tecnologias de produtos, serviços e utilidades que melhoram a nossa qualidade de vida.

Além disso, na busca pela inexprimível beleza que é a materialização da perfeita harmonia, da miraculosa forma e da excelente proporção existente entre as partes o homem regressa à natureza, ao sistema onde vive e ao universo para visualizar a mais pura, imaculável e incognoscível Beleza Real que é o majestoso legado Dele, o qual nos brindou tão vivificante e edificante estrutura para que, ao entendermos sua arquitetura, pudéssemos ter o discernimento de que tudo o que se manifesta fora é por concepção da consciência interna e, no momento em que lográssemos compreender a unicidade interna, poderíamos conceber mentalmente a mais venerável de todas as belezas, que é o delicioso paraíso interno da essência humana, o qual em sua significação especial é a chave que abre as portas que levam ao Reino Eterno.

Desta maneira, que o regalo mais belo de todos, isto é, a vida que nos foi brindada por Ele, seja uma infinita busca pela apreciação, pela concepção, pela formatação, pela materialização e pela vivência das belezas que nos são apresentadas pelo mundo e também pelas que podemos contribuir para o embelezamento dos lugares por onde passamos. Viva a Beleza!!!

Abraços e carpe diem,

Tadany


*A Beleza tem em si alguma coisa de divino.

0 comentários: