segunda-feira, 19 de maio de 2008

1940: Auschwitz, campo de extermínio nazista, é inagurado


No portão de entrada de Auschwitz havia um letreiro
"Arbeit macht frei", ou seja, o trabalho liberta.
Auschwitz-Birkenau foi o nome do grupo de campos de concentração localizados no sul da Polônia, símbolos do holocausto perpetrado pelo nazismo. A partir de 1940, o governo alemão comandado por Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesses municípios poloneses. Eram três campos principais e trinta e nove auxiliares. Auschwitz, o principal e mais conhecido, foi inaugurado em 20 de maio de 1940. Este centro estava localizado a sessenta quilômetros de Cracóvia, capital da região da Polônia.
Campos
Os três campos de Auschwitz eram usados como centro administrativo (Auschwitz I); outro de extermínio (Auschwitz II); e último como campo de trabalho escravo (Auschwitz III).
Vítimas
Estima-se que o número total de mortes produzidas em Auschwitz-Birkenau tenhas chegado a 1,5 milhões de vítimas. Em Auschwitz I foram 70 mil intelectuais poloneses e prisioneiros soviéticos. Em Auschwitz II foram um 1,2 milhão de judeus e 19 mil ciganos.
Auschwitz I
Auschwitz I foi o centro administrativo de todo o complexo. Os primeiros prisioneiros do campo foram políticos poloneses. Inicialmente, o campo foi utilizado para internar membros da resistência e intelectuais poloneses, mais adiante foram levados para lá também prisioneiros de guerra da União Soviética, prisioneiros comuns alemães, elementos anti-sociais e homossexuais. No primeiro momento chegaram também prisioneiros judeus. Geralmente o campo abrigava entre treze e dezesseis mil prisioneiros, alcançando a quantidade de vinte mil em 1942.
"Arbeit macht frei"
Os prisioneiros do campo saíam para trabalhar durante o dia nas construções do campo, com música de marcha tocada por uma orquestra. No portão de entrada de Auschwitz havia um letreiro "Arbeit macht frei", ou seja, o trabalho liberta.
As severas condições de trabalho unidas à desnutrição e pouca higiene faziam com que a taxa de mortalidade entre os prisioneiros fosse muito elevada.
O bloco 11 de Auschwitz I era a prisão e ali se aplicavam castigos. Alguns deles consistiam em confinamento por vários dias em cela demasiado pequena para sentar-se. Outros eram executados, pendurados ou deixados a morrer de fome.
Em setembro de 1941, a SS realizou neste bloco os primeiros testes do gás Zyklon B, dando início a câmara de gás e um crematório.
Entre 43 e 44, Auschwitz I realizou experimentos de esterilização em mulheres judias. O objetivo era o desenvolvimento de um método simples que funcionasse com uma injeção para ser utilizado na população eslava.


Dormitório em Auschwitz I,
onde morreram mais de 90 mil pessoas
NÃO PODEMOS ESQUECER.......
Não só aprender o que se passou em Auschwitz, mas entender por que suas lições são importantes – o que nos dizem sobre a História, sobre os homens, e sobre o nosso próprio tempo.
"- Eu quero dizer a todos no mundo: isto não deve acontecer de novo - declarou Anatoly Shapiro, comandante das primeiras tropas a entrarem no local. - Vi os rostos das pessoas que libertamos. Elas passaram pelo inferno – frisou ele, por meio de videoconferência dos EUA, onde mora".

0 comentários: